Impacto do pagamento do IPVA no comércio

A notícia de que o calendário de pagamento do IPVA 2020 foi antecipado para o mês de janeiro assustou os consumidores gaúchos e já traz preocupação para o comércio. A menos de dois meses para o Natal, as vendas podem ser prejudicadas e reduzidas com esse impacto nos orçamentos dos lares gaúchos.

Para Airton Bade, empresário e vice-presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Caciva), que responde pelo comércio venâncio-airense, a medida é péssima. “Já estamos em novembro e todos nós estamos organizados para pagar mais tarde. Imagina, chegar em janeiro e já ter que desembolsar o dinheiro para pagar o IPVA”, lamentou.

Para ele, o comércio deve ser muito prejudicado. “É dinheiro que vai deixar de girar na economia. Parte do que seria investido entre Natal e Ano-Novo terá que ir para uma reserva para pagar o IPVA ou o motorista não vai poder dirigir depois.”

O empresário disse que espera que o anúncio seja revisto e que ocorra uma mobilização por parte de lideranças e até entidades nos próximos dias.

Flores para a ‘menina milagrosa’

No fim de semana de Finados, os cemitérios ganharam ‘cor’ com a renovação das flores. E, mesmo nos locais mais afastados, a tradição se manteve. Como um caso em especial, no interior de Venâncio Aires, e que foi reportagem da Folha do Mate no mês de agosto.

Em Linha Chafariz, moradores da região rezam sobre o túmulo de uma criança, encontrada há sete décadas nas águas do rio Taquari. A fé popular e ‘pedidos atendidos’ lhe deram fama e ela ficou conhecida como a ‘menina milagrosa’.

O registro enviada à redação é da professora aposentada Vera Lúcia Wagner, que visitou o túmulo e constatou o zelo dos moradores ou de quem foi agradecer as ‘bênçãos’ da menina, com muitas flores.

Foto: Arquivo Pessoal

Prefeita Mirim
De 25 a 29 de novembro, Venâncio Aires terá uma prefeita mirim acompanhando as atividades do prefeito Giovane Wickert. Estudante do 9º ano da escola estadual Frida Reckziegel, de Vila Palanque, a jovem Isabel Santos Fagundes (foto), 14 anos, foi a candidata mais votada entre os 18 candidatos da 3ª edição do projeto Prefeitura Mirim, cujo resultado foi divulgado ontem, pela Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura.

O segundo mais votado é o aluno da escola municipal Odila Rosa Scherer, João Vítor Landim, que no mesmo período vai acompanhar as atividades do vice-prefeito Celso Krämer.

A votação do Prefeitura Mirim contabilizou 600.518 votos. Hoje à tarde, em sorteio que será transmitido ao vivo nas redes sociais, serão definidos os secretários municipais, cargos que serão ocupados pelos estudantes que ficaram entre o 3º e 15º lugares. Os três alunos que atingiram a menor votação acompanharão a equipe da Comunicação nas rotinas do departamento naquela semana.

Corsan amplia investimentos
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) dará, hoje, a ordem para início das obras da elevatória de esgoto bruto e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Venâncio Aires.

O investimento, na ordem de R$ 1 milhão, vai beneficiar mais de 64 mil pessoas. Trata-se da complementação das edificações da elevatória de esgoto bruto final e urbanização da ETE, visando atender às legislações operacionais e ambientais. Assinatura da ordem de início será realizada na Prefeitura, às 10h. O prazo de execução dessas obras é de 420 dias.

Recolhimento de lixo eletrônico
Dia 22, das 8h30min às 16h, ocorre mais uma ação de recolhimento de lixo eletrônico e vidro. Comunidade terá mais uma oportunidade de destinar de forma correta. O local de recebimento é o mesmo das outras edições: Júlio de Castilhos, na esquina da Câmara de Vereadores.

Bombas de combustíveis
A partir de dezembro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), vinculado ao Ministério da Economia, só vai aprovar modelos de bombas medidoras de combustíveis líquidos (gasolina, diesel e etanol) que tenham certificação digital. O objetivo é coibir a ocorrência de fraudes no abastecimento ao consumidor final.

A substituição será feita de forma gradual, em função do ano de fabricação da bomba, e terá o período máximo de 15 anos.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido