No fim de cada ano, a Emater de Venâncio Aires divulga um relatório de atividades de assistência técnica e extensão rural e social desenvolvidas no município. O documento deste ano revela, entre outros dados, um número que comprova a força da agricultura na Capital do Chimarrão. A produção agrícola gerou uma receita de mais de meio bilhão de reais em 2022, como destaca a reportagem publicada na edição impressa de hoje. O número, que representa o Valor Bruto da Produção Agrícola (VBPA), considera quase 60 atividades agrícolas.
Na última semana, conversei com o chefe do escritório da Emater, Vicente Fin (foto), e ele falava com orgulho dos números apresentados, que mostram o quanto a agricultura do município vem diversificando nos últimos anos e a relevância do trabalho da Emater junto aos nossos agricultores. Foram quase 12 mil atendimentos, que chegaram a famílias de 82 localidades do interior, ao longo deste ano.
Fin também enumerou duas demandas que, segundo ele, são as mais urgentes na agricultura, neste momento: irrigação e reservação de água. “Essa deve ser a grande preocupação”, disse ele. Com os períodos de estiagens deixando prejuízos milionários ano após ano, é urgente projetos e ações que auxiliem os produtores a enfrentar esses meses de seca.
O coração do Cristo Protetor
Quem visitar o Cristo Protetor, em Encantado, neste fim de ano, vai ver o coração da estátua “pulsando”. O Cristo recebeu uma iluminação especial instalada a 34 metros, na altura do coração da estátua. A luz vermelha pisca e projeta o efeito das batidas de um coração. A proposta, conforme os organizadores, é transmitir uma mensagem de paz e amor. O efeito poderá ser observado durante todas as noites, até o início de janeiro.
Mais nascimentos do que mortes em Venâncio
O Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais mostra que em 2022 Venâncio Aires registra mais nascimentos do que óbitos. Até ontem à tarde, o sistema já registrava a chegada de 753 novos venâncio-airenses e 652 óbitos. Em 2021, o número de mortes foi maior do que o de nascimentos. Foram 700 óbitos e 685 nascimentos. O mesmo portal disponibiliza o número de crianças registradas só com o nome da mãe no Brasil. A seção denominada ‘Pais Ausentes’ mostra que, das 753 crianças já nascidas neste ano na Capital do Chimarrão, 32 foram registradas sem o nome do pai na certidão.
213 casamentos
Até a tarde de ontem, o Portal da Transparência do Registro Civil já registrava 213 casamentos realizados em Venâncio Aires ao longo deste ano. No ano passado foram 175 e em 2020, 156 casamentos “de papel passado”. O número de casamentos deste ano foi o maior da série histórica que traz dados desde 2015.
Casamento às Cegas
Por falar em casamento, estreia nesta quarta-feira, 28, a nova temporada do reality show Casamento às Cegas Brasil, na Netflix. A segunda temporada terá a participação do venâncio-airense Alisson Hentges, formado em Administração.
Os participantes terão que conversar às cegas até decidirem com quem vão se casar. Depois disso, embarcam para uma lua de mel na Floresta Amazônica. O programa será dividido em mais duas partes: a segunda estreia no dia 4 de janeiro e a terceira, no dia 11 de janeiro. O reality é apresentado pela atriz Camila Queiroz e o ator Klebber Toledo.
Fios soltos
Prefeito Jarbas da Rosa informa que a Prefeitura de Venâncio Aires vai notificar a RGE devido aos fios de energia e telefonia soltos e emaranhados em postes e placas de trânsito. O assunto foi levantado nos últimos dias na coluna Mateando, que trouxe o exemplo das Prefeituras de Gravataí e Santa Cruz do Sul, que notificaram a concessionária. Conforme o chefe do Executivo, o Departamento Jurídico está trabalhando no assunto.
Mate curto…
• Na sexta-feira, 30, Prefeitura de Venâncio Aires terá expediente das 7h às 13h, sem fechar ao meio-dia.
• Matéria divulgada pelo portal GZH, ontem, revela que Rio Grande do Sul abre uma farmácia a cada cinco dias. Se abre é porque tem demanda. Reflexão que fica!