Primavera na Igreja Matriz

Quem passa em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir (HSSM) se encanta com o colorido dos canteiros de flores. A primavera começa, oficialmente, no dia 23 de setembro, mas o principal cartão-postal de Venâncio Aires já está florido e rendendo muitos registros da comunidade nas redes sociais. Um deles foi feito pela empresária Josi Fernanda Schwendler. É de encher os olhos, não é mesmo?

Soberanas dos Motoristas
Nesta semana, a ex-secretária municipal de Cultura de Venâncio Aires e presidente da 15ª Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck, anunciou o concurso que irá eleger as soberanas da Festa dos Motoristas de Venâncio Aires.

Pela primeira vez, um dos eventos mais antigos do nosso município terá uma rainha e princesas. O baile de escolha ocorrerá dia 16 de novembro.

Fim de safra de tabaco
Nas últimas semanas, foi encerrada a safra de tabaco nas principais empresas do ramo, em Venâncio Aires. Na empresa Alliance One, por exemplo, o processamento encerrou no dia 31 de agosto. A partir desta data, segundo a empresa, se iniciou o processo de manutenção da empresa.

Sobre a avaliação geral da safra, a Alliance One destacou que o período transcorreu dentro de sua normalidade, de acordo com o planejamento. A CTA Continental também já encerrou a safra. Ao avaliar o período, a empresa destacou que esta foi uma safra de “boa qualidade e maturidade.”

Selfie do Dari
Leitor Dari Dreissig envia à coluna Mateando um registro dele a caminho do trabalho. Safreiro da Alliance One, ele conta que embora a safra já tenha encerrado, ele permanece na empresa até dia 27 deste mês atuando no período de manutenção e limpeza. “Vamos deixar tudo pronto para a safra de 2020.”

Depois disso, ele se prepara para participar de outra etapa importante da próxima safra de tabaco: a colheita. A partir do dia 10 de outubro ele atuará em uma propriedade, em Vila Arlindo. “Já estou há 23 safras no mesmo patrão, o Paulo Grunwaldt”, conta.

 


Fim da safra e o comércio

Conversei, nesta semana, com o vice-presidente do comércio da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Caciva), Airton Bade e perguntei sobre o impacto do fim da safra no comércio de Venâncio Aires. Segundo ele, o período é positivo em função dos valores referentes às rescisões que começam a circular na economia e que são pagos aos trabalhadores temporários. “É um período que entra um bom dinheiro no comércio. Muitos aproveitam para quitar as contas, pagar e até adiantar as prestações”, observa.

Segundo ele, nestes três a quatro meses até a próxima safra, muitos se recolocam no mercado de trabalho com outras funções temporárias, inclusive, buscam vagas de trabalho no próprio comércio.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido