De 27 a 30 de março, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, estará em Brasília para participar da Marcha dos Prefeitos, evento municipalista que chega à 24ª edição. O tema do encontro dos prefeitos será ‘Pacto Federativo: um olhar para o futuro’.
Segundo o chefe do Executivo, a Marcha de 2023 deve ser a maior dos últimos anos. A proposta do evento é apresentar as demandas dos Municípios e reivindicar um olhar mais atento às Prefeituras.
COP 10 na pauta
Durante a viagem à Capital Federal, no fim deste mês, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, representará os prefeitos da região na reunião da Câmara Setorial do Tabaco.
A principal pauta deste encontro será a Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP 10), evento internacional que será realizado em novembro, no Panamá.
Mais uma vez, entidades que representam o setor e prefeitos de municípios produtores de tabaco articulam diálogo com a delegação brasileira que estará na COP e espaço para participar da conferência.
Em recente encontro regional das Américas promovido pela Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA – sigla em inglês), a entidade conclamou os produtores a buscarem apoio dos governos que estarão representados na COP, entre eles, o Brasil. Conforme a entidade, desde o início da pandemia, a pressão sobre os produtores de tabaco se intensificou e defendeu que os fumicultores sejam incluídos nos debates globais onde o futuro deles está sendo decidido.
Lixo eletrônico
No sábado, 18, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove mais uma ação de coleta de lixo eletrônico em Venâncio Aires. A ação ocorre na Praça da Matriz, das 8h30min às 11h30min. Oportunidade para fazer o descarte correto de aparelhos eletrônicos estragados e sem uso, como televisores, computadores, máquinas fotográficas, celulares, entre outros.
Expoagro
A 21ª Expoagro Afubra movimenta o município de Rio Pardo na próxima semana. Diversas excursões sairão de Venâncio Aires rumo à maior feira da agricultura familiar do país. A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), promotora do evento, estará oferecendo transporte gratuito na quarta, quinta e sexta-feira, com saída às 7h de Venâncio. Conforme o gerente da agrocomercial Afubra do município, Tiago Maracci, as pessoas interessadas devem procurar a filial do município até essa sexta-feira, 17, e garantir a inscrição. “Para a inscrição é preciso apresentar o documento de identidade”, destaca.
Pelo interior
Na edição de hoje compartilho um registro desta dupla que está desbravando as comunidades do interior de Venâncio Aires. A recepcionista da Folha, Júlia Brandenburg, que também é estudante de Jornalismo da Unisc, e o influenciador digital e comunicador da Terra FM, Alemonzito (Rogério Vogt), realizam visitas semanais às localidades do interior com o intuito de conhecer e registrar histórias, lugares e costumes. Mais do que isso, as visitas que também divulgam a marca da Folha e da Terra FM, têm o intuito de se conectar com as as pessoas que moram na área rural e têm muito a compartilhar com a nossa audiência. Os registros e conteúdos produzidos são compartilhados nas plataformas digitais da Folha e também na página do Alemonzito, no Facebook. Em breve vem novidades para os assinantes do jornal impresso!
Um dia para debater sobre as demandas da saúde
Nesta sexta-feira, 17, será realizada a 9ª Conferência Municipal de Saúde. O evento ocorre no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins, às 7h30min, e terá como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, que será abordado pela diretora administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Guaíba, Ana Maria Rodrigues.
Conforme a Prefeitura, a conferência, que segue o documento orientador do Ministério da Saúde, contará com a discussão sobre o trabalho do SUS, a prestação de saúde na realidade local, as ações voltadas para a alimentação saudável e a prevenção das doenças, entre outros assuntos.
Nesta edição, pela primeira vez, foram realizadas pré-conferências nas unidades básicas de saúde do interior do município. As atividades iniciaram no dia 17 de fevereiro e encerraram no dia 9, visando elencar as demandas das comunidades. De acordo com a secretária-executiva do Conselho Municipal de Saúde, Rosângela Ellert, essa dinâmica possibilitou sair da área central e aproximar o conselho do interior. “Ouvimos demandas e propostas com temas importantes, como a alimentação saudável, a prevenção de doenças e a prática de atividades físicas.”