Os jornais gaúchos estão de luto nesta sexta, 15. A categoria perdeu uma líder da comunicação impressa no estado. Aos 68 anos, a do jornal A Razão, de Santa Maria, Maria Zaira De Grandi, faleceu vítima de câncer. A empresária ainda era proprietária da rádio Santamariense.
Trata-se do mais antigo jornal em atividade em Santa Maria com circulação em 40 municípios do Centro e da Fronteira-Oeste do RS, bem como em Porto Alegre. Tem na sua história, passagem pela cadeia dos Diários e Emissoras Associados, de propriedade do ícone da comunicação brasileira Assis Chateaubriand. Zaira assumiu a direção da empresa em 1988, após o marido Luizinho de Grandi ser morto em um assalto.
A Associação de Diários do Interior (ADI-RS) publicou nota a respeito:
Os atos fúnebres ocorrem no Cemitério Parque Jardim Santa Rita de Cássia, onde se dará o sepultamento neste sábado, às 10h30. Ficam enlutados seus filhos Alexandre, Antonella e Renata e profundamente consternada toda a imprensa gaúcha que perde uma mulher empreendedora e determinada, autêntica líder comprometida com a sua comunidade.