Estudante do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Ernesto Alves de Oliveira, 17 anos, morador de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luis Gais, encaminha à redação da Folha do Mate, artigo para marcar o dia 7 de abril, Dia do Jornalista!

Hoje o dia é dedicado aos informantes do Mundo. Seres humanos que nos deixam informados todos os dias, deste o começo do dia, até a madrugada, seja por telejornais, jornais, internet, rádios e revistas.A cada dia, a cada hora e minuto, surgem novos acontecimentos, sejam elas em nosso município, estado, país e mundo. Através das várias formas de comunicação existentes hoje, ficamos sabendo e nos informamos sobre o que aconteceu no outro lado do mundo em minutos.

Hoje com o fácil acesso a esses meios de comunicação, é difícil encontrar um cidadão que esteja desinformado sobre determinado assunto ou acontecimento. Na era da informação como a que estamos vivendo hoje, como será que iríamos viver se não existissem esses meios de comunicação?

 

Como iríamos conviver em sociedade, sem saber o que é certo e errado? Seria possível viver num lugar isolado, sem ter a consciência do que está acontecendo ao nosso redor?Sem os veículos de comunicação e o trabalho dos jornalistas, não temos acesso as notícias, não poderíamos dar nossa opinião, nem questionar, mas com a chegada das novas tecnologias que surgiram com o passar dos anos, temos acesso a diversas fontes de notícias, para nos informar, para que possamos dar nossas opiniões e termos a consciência de nossas escolhas.Temos que saudar aos que tornaram a informação um direito a sociedade e, que todos possam ter acesso a qualquer veículo de comunicação, para que nós seres humanos, possamos fazer escolhas certas para nossa vida e para que tenhamos uma boa convivência e paz em nosso mundo. Apesar de todos os dias vermos notícias tristes ou que revoltem a população, temos que fazer somente o bem, para viver em um mundo mais solidário com o próximo.O trabalho da imprensa tende a informar a todos, buscando fatos e notícias, sem mentir ou ocultar “algo” que toda a sociedade tem o direito de saber, pois vivemos em um país onde temos a liberdade de expressão, onde os jornalistas têm o direito de informar e ser informado. Muitas vezes as mídias são questionadas pelo que divulgam, mas você conseguiria viver sem esses veículos de comunicação?