Nos próximos dias, os motoristas e pedestres terão mais segurança para trafegar pela rua Armando Ruschel, no cruzamento com a Cláudio Reckziegel, no bairro Gressler. O local já registrou sinistros de trânsito e há muito tempo é alvo de reclamações da população.
Começaram as obras de melhorias que buscam reduzir os riscos naquele trecho. Conforme o consultor e engenheiro de trânsito Rui Pires, após estudos foi definido um projeto que inclui uma série de melhorias para o local, entre elas, uma faixa exclusiva para conversão à esquerda (sentido centro – bairro) e também a instalação de uma faixa elevada para travessia de pedestres na Armando Ruschel. Segundo Pires, o objetivo é reduzir a velocidade nos dois sentidos e garantir maior segurança aos pedestres que atravessam transversalmente a via, que é uma das mais movimentadas do município, principalmente nos horários de pico (início da manhã, meio-dia e fim da tarde). “O volume médio de veículos que transitam pela Rua Armando Ruschel é superior a 8 mil veículos por dia. O risco de sinistros nessas conversões é grande, por isso, essas mudanças serão importantes para garantir maior segurança a todos”, frisa. A obra é executada por servidores da Prefeitura e custeada com recursos de emenda impositiva do vereador Renato Gollmann (PTB), que ainda no ano passado propôs alterações neste cruzamento.
Homenagem para médicas
O deputado estadual Airton Artus (PDT) anunciou nesta semana uma homenagem para duas médicas de Venâncio pela atuação durante a pandemia de Covid-19. Conforme Artus, que é médico, as profissionais Sandra Knudsen e Jacqueline Froemming receberão a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa. “Em nome delas quero homenagear toda a classe médica, enfermeiros, funcionários dos hospitais e postos de saúde””, justificou Artus, ex-prefeito de Venâncio Aires.
Centro Dia
As obras do Centro Dia, em Venâncio Aires, estão em fase final de execução, mas ainda não há previsão de inauguração. Conforme a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, o ato depende da vistoria final da Caixa Econômica Federal. O Centro Dia foi erguido no bairro Cidade Alta e será um espaço para idosos terem atividades de recreação, assistência social e atividades físicas.
Risco de inundação
Venâncio Aires é um dos municípios gaúchos classificados com risco alto no índice de ameaça de inundações, enxurradas e alagamentos. Os dados são do AdaptaBrasil, uma plataforma do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação criada em 2020 e que reúne índices e indicadores de risco de impactos das mudanças climáticas no Brasil.
A categorização é feita com base em características topográficas, geológicas, fatores humanos o que inclui a cobertura e uso do solo, e as informações meteorológicas.
A escala de risco considera cinco níveis, que vai de muito baixo risco a muito alto. Na região, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde são classificadas com risco muito baixo. Lajeado é classificado com risco médio e Santa Cruz do Sul com risco baixo.
Uma informação importante para traçar estratégias que possam minimizar os efeitos em localidades que historicamente sofrem com enchentes. Na edição de fim de semana, a Folha do Mate vai abordar o assunto em reportagem especial.
Vem muita chuva aí
A semana, que começou com sol e tempo firme, deve terminar com chuva e atuação de um novo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. A previsão é de que o fenômeno atinja o estado entre essa sexta-feira e no sábado. A Defesa Civil gaúcha informa que está monitorando situação para avaliar necessidade de envio de alertas.