O patrono da 20ª Feira do Livro mostrou que é gente como a gente. Com carisma e simplicidade, visitantes e expositores puderam conhecer um Thedy que vai muito além da voz marcante e clássica do rock gaúcho.
No domingo, 25, à tarde, Thedy Corrêa – líder da banda Nenhum de Nós – percorreu o ginásio de exposições do Parque do Chimarrão, conversou com o público, tirou muitas fotos, deu entrevistas e tomou chimarrão.
No estande da Folha do Mate e Terra FM, conversou com a jornalista e coordenadora de Projetos Sociais, Jaqueline Carissimi e com a recepcionista Anabel Vitória. Por ali, saboreou chimarrão, falou de suas inspirações na música e nos livros e, claro, da combinação perfeita de mateada com leitura.
Eu amo chimarrão
Inaugurado na 15ª Fenachim, em maio, o letreiro ‘Eu amo chimarrão’ fez sucesso na 20ª Feira do Livro, junto ao espaço da Escola do Chimarrão, responsável pelas boas-vindas ao evento literário. Muitos visitantes aproveitaram para fotografá-lo, o que mostra que o público tem orgulho e gosta de compartilhar seu amor pela bebida dos gaúchos.
Aliás, o Parque é um bom espaço para que o letreiro permaneça e seja apreciado e fotografado, tanto pelos moradores, quanto pelos visitantes.
Trânsito como disciplina nas escolas
Na coluna de sábado, 24, compartilhei com os leitores a opinião dos agentes fiscais de trânsito de Venâncio Aires, que defendem que o trânsito faça parte do currículo escolar.
Ontem, recebi a informação que que o deputado tucano Pedro Pereira protocolou, na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que determina a inclusão da “disciplina teórica sobre o trânsito nas vias públicas” nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.
O objetivo, de acordo com o parlamentar, é valorizar a educação para o trânsito, evitando acidentes e respeitando vida.
O deputado vai além. De acordo com o projeto, se aprovado, a disciplina será incluída na grade curricular do terceiro ano do ensino médio e os alunos aprovados seriam dispensados da prova sobre legislação de trânsito quando do exame para a habilitação de condutor de veículo automotor. “A ideia é gerar economia para as pessoas que buscam obter a CNH”, afirmou Pedro Pereira.
Cigarros eletrônicos
A Anvisa realiza hoje, a segunda audiência pública sobre os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), popularmente chamados de cigarros eletrônicos. Dessa vez, o encontro acontece no Rio de Janeiro.
O objetivo é continuar o debate e coletar subsídios científicos e atualizados sobre os potenciais riscos e benefícios desse tipo de dispositivo. Segundo a Anvisa, o tema envolve o cigarro eletrônico e outros mecanismos, como o tabaco aquecido.
As consultas públicas são consideradas o primeiro passo para uma possível regulamentação do produto. Os cigarros eletrônicos são proibidos de serem comercializados e importados no Brasil, desde 2009.
Mate curto
Paulo Mathias Ferreira preside o MDB – Advogado Paulo Mathias Ferreira volta ao cenário político para presidir o MDB, maior partido político de Venâncio Aires em número de filiados. No sábado, 24, durante convenção municipal, foi confirmado o novo presidente da sigla. Segundo ele, a data da posse oficial ainda será definida.
O partido era presidido por Nilson Lehmen, atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Paulo Mathias terá a incumbência de presidir o partido durante todo o processo pré e pós eleições 2020.
Elida Klamt – Venâncio Aires escreve um importante capítulo na história da educação regional. A professora Elida Klamt foi confirmada, na tarde de ontem, a nova coordenadora da 6ª Coordenadoria Regional de Educação. É uma profissional competente, líder e apaixonada pela educação. Sucesso nesta trajetória!