Inicia hoje em todo o país a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). Meninas de 11 a 13 anos receberão a imunização em postos de saúde e nas escolas. O objetivo é previnir o Câncer do Colo do útero, já que o HPV é porta de entrada para a doença.
O contágio se dá por relação sexual sem proteção e a manifestação dos sintomas é baixa. Estima-se que somente cerca de 5% das pessoas infectadas pelo HPV desenvolverá alguma forma de manifestação.
Por isso, trata-se de uma doença silenciosa mas com dano a longo prazo, que é o caso da possibilidade de desenvolver um câncer.
HPV E CâNCER
A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País.
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
VACINA
A vacina que previne o câncer de colo de útero tem como público-alvo meninas de 11 a 13 anos. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. Após a primeira dose, a segunda deverá ocorrer em seis meses. E a terceira, 60 meses após a primeira dose (5 anos). A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A vacinação será realizada nas escolas e postos de vacinação do SUS. (Fonte: Ministério da Saúde)
Saiba mais:
Instituto Nacional do Câncer (Inca) – http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2687
Portal Brasil (Governo Federal) – http://www.brasil.gov.br/saude/2014/03/vacinacao-contra-hpv-comeca-nesta-segunda-feira-10
Confira o vídeo da campanha:
[VIDEO_35]