A notícia de que o Governo do Estado negocia a instalação de um novo centro de distribuição do Mercado Livre no Rio Grande do Sul coloca os gestores públicos municipais em atenção.
A logística é fator essencial na atração de um investimento deste porte, sendo assim, Venâncio Aires, que é um município com localização estratégica no centro do estado, tem potencial para se candidatar e sediar esse centro.
O ponto forte nesta futura ‘carta de intenções’ é a RSC-287, que já é um importante corredor logístico do estado e, logo, logo, será duplicada. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, o Município já está fazendo contatos sobre o assunto, inclusive, busca o apoio do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
Na última sexta-feira, 28, uma comitiva gaúcha, em missão na Argentina, se reuniu com a direção da empresa Mercado Livre, em Buenos Aires. No encontro, o governador Eduardo Leite reforçou a disposição do governo em criar as condições para o investimento em solo gaúcho. Segundo Leite, as conversações já ocorrem há alguns meses e o Estado está confiante com as possibilidades de fechar parceria com os hermanos.
Por falar nisso…
Conforme apurou a coluna Mateando, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, deve cumprir agenda em Venâncio Aires no mês de setembro. Uma agenda está pré-definida para o dia 27 de setembro, quando ele deve almoçar com empresários do município.
Gente & Negócios é quinta-feira
Na quinta-feira, 3 de agosto, ocorre mais uma edição do projeto Gente & Negócios, iniciativa da Folha do Mate e Terra FM.
O tema do painel é ‘Agro digital: desafios e avanços para implementar a tecnologia no campo’. O debate terá como painelistas o engenheiro agrícola e extensionista rural da Emater Venâncio Aires, Diego Barden dos Santos, e a professora e coordenadora do curso Técnico em Agropecuária da Unisc Venâncio, Marina Frey.
O painel vai ser transmitido ao vivo do campus da Universidade Santa Cruz do Sul (Unisc), em Venâncio Aires. A transmissão vai ao ar às 20h, ao vivo pelo dial 105.1 FM e também em vídeo no Terra Play e no Facebook.
Demissões na Dass
A semana iniciou com uma notícia triste para Venâncio Aires. A empresa Dass comunicou o encerramento das atividades em Venâncio e, consequentemente, o desligamento de 342 funcionários. A empresa atuava no município desde 1987.
A expectativa é de que os trabalhadores consigam se recolocar em breve no mercado de trabalho. Semanalmente, a agência FGTAS/Sine anuncia vagas de trabalho na área de confecção, um segmento que carece de mão de obra com experiência.
Drogas e a segurança
Ontem, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, reuniu representantes da segurança pública e do Judiciário para tratar sobre a escalada dos furtos no município. Jarbas vai encaminhar ao Legislativo um projeto de lei para ampliar regras para a compra e venda de produtos em pontos de reciclagem, buscando coibir quem faz a receptação de materiais furtados. Por trás desse problema, está a dependência das drogas, pois a maioria dos autores de furtos são usuários de crack. Por conta disso, a Secretaria de Saúde também está envolvida nesta força-tarefa.
Tour de ciclistas pela Capital do Chimarrão
Cerca de 60 ciclistas, vindos em sua maioria, da região metropolitana, participaram no domingo, 30 de julho, de um bike tour em Venâncio Aires. No roteiro cicloturístico, os participantes percorreram 27 quilômetros.
A Escola do Chimarrão, de Linha Travessa, foi a primeira parada. Os turistas participaram de uma aula sobre chimarrão, aprendendo um pouco sobre a história da erva-mate e sobre os modelos de chimarrão, e ainda, puderam degustar licor, chá e bolo feitos de erva-mate.
Além da Escola do Chimarrão, o tour de bicicleta passou por outros pontos turísticos, como Igreja São Martinho, de Vila Palanque; Jardim Secreto das Suculentas, em Linha 17 de Junho; a Figueira Centenária; em Vila Deodoro, a Igreja Matriz São Sebastião Mártir; o Museu; Casa Laura e Orquidário Cruz. A iniciativa foi do Bike Tour POA, em parceria com empreendedores locais e com o apoio da Administração Municipal de Venâncio Aires.