Foto: Freepik.com/ Divulgação
Foto: Freepik.com/ Divulgação

Falta pouco para iniciar a campanha eleitoral. A partir do dia 27, a propaganda eleitoral está liberada, conforme prevê o calendário eleitoral. Por se tratar de um ano atípico, em virtude da pandemia, podemos esperar uma corrida eleitoral diferente, com muito espaço para manifestações nas redes sociais.

Logo, a preocupação da Justiça Eleitoral será com a disseminação de notícias falsas, comentários caluniosos, ataques pessoais e até perfis falsos. Em entrevista recente ao programa ‘Seu Voto, Sua Voz’, transmitido pela Terra FM em parceria com a Folha do Mate, o promotor eleitoral da 93ª Zona Eleitoral, João Afonso Silva Beltrame, que também é coordenador da área de saúde do Grupo de Atuação Especial ao Combate ao Crime Organizado (Gaeco), disse que as denúncias de irregularidades podem ser encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral.

No entanto, mesmo sem denúncia formalizada, seja por um partido, candidato ou cidadão comum, ele observou que a promotoria já monitora as condutas pela internet. “Seremos duros com a desinformação. Estamos sendo treinados para combater as fake news, usando sistemas de altíssima tecnologia para realizar o rastreamento. A gente consegue rastrear qual é o endereço de IP, qual é a conta, qual é a casa”, assegurou.


59 dias faltam para as eleições municipais que irão definir prefeito, vice e os vereadores.


Edital da RSC-287

Até a próxima segunda-feira, 21, o Governo do Estado deve apresentar o edital para concessão dos mais de 200 quilômetros da RSC–287. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Edson Brum (MDB), que esteve na sexta-feira, 11, com o secretário Extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi, no Departamento de Concessões e Parcerias Público Privadas.

“Demonstramos a nossa preocupação com a situação precária de muitos trechos da rodovia que recebe um movimento intenso diariamente, e necessita de duplicação urgente. Também salientamos que os usuários precisam contar com um preço justo na tarifa”, informou Brum.

O caos das obras de esgoto

Nos últimos dias, dois moradores, um do bairro Xangrilá e outro do Gressler, contataram a redação da Folha do Mate para lamentar a situação das ruas que receberam as obras de canalização da rede de esgoto, em Venâncio Aires.

“Está um caos”. Assim as ruas foram definidas por eles. Morador do bairro Xangrilá, César Henrique Almeida disse que prefere morar em rua de chão batido do que enfrentar os desníveis do paralelepípedo diariamente, que são perigosos. “Eles deixaram a estrada muito pior do que estava”, relatou Almeida, que também se preocupa com os acidentes que podem ser registrados em função dos desníveis.

Nesta semana, Alvonir Malikovski, morador do bairro Gressler, contatou a Folha para falar do mesmo assunto. Segundo ele, na rua Marechal Floriano, um rolo compressor já passou inúmeras vezes e sem resultado satisfatório. Em relação ao calçamento de outra quadra, há muita diferença na altura do paralelepípedo já existente. “Passam o rolo todos os dias, várias vezes, e treme muito a estrutura das casas. Não adianta, a altura não baixa”, lamentou. Para ele, é preciso executar um trabalho de maior qualidade e eficiência para garantir a trafegabilidade destas ruas.

Na última semana, a Prefeitura de Venâncio Aires anunciou que proibiu, por tempo indeterminado, obras de canalização em novos trechos, enquanto a Corsan e a Encosan (empresa contratada pela estatal) não realizarem os reparos.

obras corsan Venâncio Aires
Foto: Leandro Osório/ AI Prefeitura

Promoção de Natal

Terminou na terça-feira, 15, o prazo dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços aderirem à promoção ‘Natal em Venâncio é 10!’ promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). A promoção contará com 88 empresas.

A promoção ocorrerá entre os dias 16 de novembro e 24 de dezembro e premiará dez clientes com vales-compras de R$ 1 mil para cada um e dez vendedores com vales-compras de R$ 300 para cada.