A miss Brasil 2012, Gabriela Markus, foi nomeada secretária-adjunta de Turismo, Esporte e Lazer no governo do Rio Grande do Sul.
O anúncio do nome dela para o cargo, feito na segunda-feira, 12. Aos 26 anos, no entanto, a jovem eleita Miss Rio Grande do Sul e Miss Brasil em 2012, mesmo ano em que ficou com a quinta colocação no Miss Universo, disse à reportagem do G1, que se sente preparada para o desafio na vida pública, apesar de não ter tido nenhuma experiência anterior na área.
Há preconceito com a beleza, por eu ser mais jovem, por eu ser mulher. As mulheres ainda sofrem isso. O fato de ter sido miss também acarreta. Porque é uma novidade. Tudo que é novo gera certa insegurança. Eu não me preocupo tanto com os comentários negativos. Não fiz nada de errado. Se fui nomeada é porque as pessoas confiam em mim”, disse ela ao G1.
Bacharel em engenharia de alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Gabriela disputou as eleições de outubro do ano passado como candidata a deputada estadual pelo PMDB e recebeu 26,3 mil votos e não se elegeu, ficando com quinta suplência do partido.