O fechamento da agência do Santander nessa sexta-feira, 8, encerra um ciclo de atuação de mais uma agência bancária que funcionou no prédio localizado na Osvaldo Aranha, 985.
Quem passou pela esquina do banco nessa sexta-feira já percebeu que a fachada da agência tinha sido removida. Ainda não se sabe o destino do prédio que foi concluído em 1958, pelo Banco Nacional do Comércio. Essa mesma edificação abrigou outras instituições bancárias ao longo das últimas décadas, os antigos Sulbrasileiro e Meridional.
A decisão do Santander de fechar as portas na Capital do Chimarrão acompanha uma tendência global de digitalização dos serviços bancários, o que, segundo a instituição, reduz a necessidade de estruturas físicas.

Curiosamente, enquanto um banco fecha as portas, outras instituições bancárias têm planos de construção de sedes novas em Venâncio Aires. Conforme apurado pela coluna Mateando, Cooperativa Sicredi e Caixa Econômica Federal têm projetos para mudar de endereço e erguer sedes novas na cidade.
O Sicredi, que tem duas agências na cidade, deixará a sede localizada na rua Osvaldo Aranha, local frequentemente afetado por enchentes, e deve se mudar para outra área, também na região central. A Caixa também deixará a Osvaldo Aranha e deve se instalar em um prédio que será erguido na esquina da Júlio de Castilhos com a Senador Pinheiro Machado, na área onde funcionou a garagem do antigo Expresso Cruzador. Essas mudanças alteram o mapa das instituições financeiras em Venâncio Aires, que por tantos anos se concentram na Osvaldo Aranha e começam a buscar endereços em outras ruas centrais, como Tiradentes (onde está a segunda agência Sicredi) e Júlio de Castilhos.

Fachada do banco Santander já foi removida (Foto: Alvaro Pegoraro)

Com nova safra a caminho, Afubra alerta para o impacto do tarifaço

(Foto: Bruno Pedry/ Divulgação Afubra)

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher, manifestou preocupação com os efeitos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, medida que inclui o tabaco, principal ‘motor’ da economia do Vale do Rio Pardo. Segundo ele, embora ainda haja incertezas sobre eventuais negociações futuras, o setor será fortemente atingido.
Os Estados Unidos ocupam atualmente a terceira posição entre os principais importadores de tabaco brasileiro, com destaque para o tipo burley, que é o tabaco de galpão. Em 2024, o país importou 149 mil toneladas de tabaco, o que corresponde a cerca de 9% do total exportado pelo Brasil.
Drescher afirma que o desafio será redirecionar o volume para outros países consumidores, gerando impactos já na próxima safra, que está atualmente em fase de plantio em muitas propriedades. “É fundamental que as empresas que negociam com os Estados Unidos orientem seus produtores para que plantem apenas o que o mercado pode absorver, evitando queda nos preços e perda de renda”, afirmou. O dirigente reforçou que empresas e produtores precisam agir com prudência, evitando ampliar áreas de cultivo, motivados pelo bom desempenho das últimas safras. “É prudente que as empresas tenham consciência da participação através da cadeia integrada e que não deixem o produtor plantar para ver o que dá depois. Esse é um lembrete que temos que fazer. E o próprio produtor tem que ficar atento: se um impacto desse afetar essa fatia na exportação, poderemos ter problemas”, reforça.

Deputado Airton Artus visita a Folha

O deputado estadual Airton Artus esteve na sede da Folha do Mate nessa sexta-feira, 8, para avaliar caminhos e oportunidades de projetos voltados ao turismo e ao tradicionalismo. As iniciativas vêm sendo propostas pelo grupo Folha e Terra e estão alinhadas ao posicionamento do Governo do Estado de valorização da cultura gaúcha e do turismo no Rio Grande do Sul.
Como representante na Assembleia Legislativa, Airton se coloca como uma ponte entre os projetos de Venâncio e o governo gaúcho. Na foto abaixo, Airton e a diretora de Marketing e Projetos, Paula Carvalho, a gerente Comercial e de Assinaturas Jéssica Vogel, Kinha Heck (contato comercial), Manoela Carvalho e Arthur Ferreira, que integram a equipe de Marketing e Projetos do grupo de comunicação.

Esporte e natureza

O grupo Pedal Trilheiro promove neste sábado a oitava edição do Pedal da Integração, evento que reúne ciclistas de toda a região em um dia de lazer, saúde e solidariedade. A concentração e largada — com animação da Terra FM — ocorrem às 13h30min, em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir, com um percurso de aproximadamente 40 quilômetros, explorando belas paisagens do interior de Venâncio Aires.