O clima de fim de ano ‘invadiu’ a edição impressa da Folha do Mate desta quinta-feira, 19. Além da matéria especial sobre o espírito natalino nos lares, produzida pela jornalista Cassiane Rodrigues, também apresentamos dados sobre o 13º salário.
Em primeira mão, a jornalista Débora Kist compartilha com os leitores a informação de que mais de R$ 48 milhões vão movimentar a economia da Capital do Chimarrão neste fim de ano. Para completar, a partir de hoje a Folha do Mate divulga, nas capas das edições impressas, o selo da campanha ‘Natal em Venâncio é 10’, promovida pela Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Caciva) de Venâncio Aires.
A proposta é apoiar o comércio local nesta que é considerada a data mais importante para as vendas. Quem comprar nas empresas participantes da campanha – são 88 estabelecimentos – concorre a dez vales-compras de R$ 1 mil.
Compras de Natal
Pesquisa realizada pela Fecomércio/RS para identificar as tendências e comportamentos do consumidor visando as festas de fim de ano indica que os itens de vestuário (67,8%), brinquedos (41,3%) e calçados (19,2%) serão os favoritos para presentear no Natal. Outro dado revelado na pesquisa mostra que a pandemia deve afetar a opção pelo local de compra.
Entre as preferências para adquirir os presentes de Natal, 75,1% devem procurar as lojas dos centros das cidades e 18,4% farão compras pela internet. Além disso, a maioria dos consumidores, 69,4%, pretende evitar o endividamento fazendo compras à vista.
Prefeito eleito na redação

A Folha do Mate recebeu, na manhã de ontem, a visita do prefeito eleito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT). Na passagem pela redação, o médico destacou que o momento é de se reunir com os partidos aliados e projetar o primeiro escalão do futuro governo municipal. Não adiantou nomes, mas revelou que as secretarias de Saúde e Educação devem ser assumidas por indicados pelo PDT, que é o seu partido, e reiterou que um mesmo secretário pode assumir mais de uma secretaria municipal.
Jarbas foi recepcionado pelo diretor de Conteúdo, Sergio Klafke, e na redação foi recebido pelos editores Letícia Wacholz e Carlos Dickow (foto).
Fenachim em maio?
Caberá ao prefeito eleito em Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), junto com a Afenachim, entidade gestora da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), definir os rumos da próxima edição do maior evento do município.
Como a última edição da festa aconteceu em maio de 2019 e a realização tradicionalmente é bianual, uma nova edição seria projetada, naturalmente, para maio de 2021. No entanto, a pandemia e o cenário econômico, por enquanto, afastam qualquer definição.
Carnaval em julho?
Uma mobilização das escolas de samba do Rio de Janeiro pode fazer com que os festejos carnavalescos de todo país sejam transferidos para julho de 2021. Com a pandemia sem data para acabar e sem vacina à disposição, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, afirmou que a intenção é fazer um calendário nacional. Para isso seria apresentado um projeto de lei na Câmara dos Deputados, por integrantes da bancada federal do Rio, com a proposta de calendário entre 9 e 12 de julho. Segundo ele, a data única no Brasil pode viabilizar o evento em todos os municípios.
Ação de Graças
Na próxima semana é celebrado o Dia Nacional de Ação de Graças. Na quinta-feira, 26 de novembro, a Igreja São Sebastião Mártir promoverá duas missas, uma às 12h30min e outra às 19h30min. Neste dia, todos são convidados a agradecer a Deus pela vida e doar um quilo de alimento ou mais que serão repassados para pessoas carentes do município. A coleta de alimentos será feita durante o dia, junto à Travessa São Sebastião Mártir e também no horário das missas.