Nova unidade do Lenz

O empresário Daniel Lenz confirmou na manhã desta sexta-feira, 16, à redação integrada da Folha do Mate e Terra FM, que vai ampliar as atividades do Super Lenz em Venâncio Aires. Uma quarta unidade do supermercado vai ser construída na Rua Silveira Martins, no bairro Xangrilá.
Atualmente, a empresa conta com Matriz na Rua Osvaldo Aranha, filial 1 na Rua Tiradentes e filial 2, no bairro Aviação.
Conforme o empresário, a nova filial envolve um projeto de 8 mil metros quadrados, sendo 2,5 mil metros quadrados de área construída. A projeção é de que a obra fique pronta em 10 meses.
A expansão dos empreendimentos da família Lenz ocorre em uma região estratégica e que cresceu muito nos últimos anos. Recentemente, também no bairro Xangrilá, foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil Vô Ismael, a maior escola de educação infantil de Venâncio.

Caminhada pela Paz

No dia 26 deste mês, Venâncio Aires promoverá a Caminhada Pela Paz. A atividade é alusiva ao Dia Estadual de Prevenção à Violência Escolar no Rio Grande do Sul.
O evento, promovido pela União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva), iniciará em frente ao quartel da Brigada Militar, onde será lida uma carta de apoio e agradecimento aos servidores da segurança pública e será dado um abraço simbólico na instituição. Quem estará na Capital do Chimarrão para receber a carta é o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Rodrigo Schoenfeldt (foto). Ele e a capitão da 3ª Companhia, Michele da Silva Vargas, irão representar os policiais militares no ato. Em seguida, os participantes caminharão até a Igreja Matriz São Sebastião Mártir para um manifesto público pela paz.

Cavalos soltos

Nesta sexta-feira, 16, mais um acidente envolvendo cavalos soltos foi registrado em Venâncio Aires. Novamente, o ponto da colisão foi o trevo do bairro Battisti, na RSC-453. Até quando iremos registrar situações assim?

Venâncio vai sediar reunião da Assembleia sobre COP 10

A data ainda não está definida, mas Venâncio Aires será um dos municípios gaúchos que receberá uma das dez reuniões da subcomissão da Assembleia Legislativa criada para tratar sobre a 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que ocorrerá em novembro, no Panamá.
O primeiro encontro ocorreu ontem, em Santa Cruz do Sul, e contou com a participação de lideranças de Venâncio Aires, que é o terceiro maior produtor de tabaco em folha da região Sul do país.
O prefeito Jarbas da Rosa, que é filho de produtores de tabaco, teve participação destacada na reunião. Atual vice-presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Jarbas foi aplaudido pelo público pela sua fala em defesa do setor. “Sou nascido e criado no interior de Venâncio. Meu pai é plantador, nasci plantando fumo, meu irmão planta tabaco. Aquilo que foi feito [campanha do Instituto Nacional do Câncer] é uma agressão aos nossos fumicultores e isso nós não vamos admitir. Neste país o tabaco é lícito. Qualquer um pode plantar tabaco”, disse o gestor, que cresceu em Linha Mangueirão.
Durante o discurso, o prefeito também convidou as lideranças a conhecerem as propriedades de tabaco em Venâncio e verificarem ‘in loco’ o potencial do agricultores familiares. Ainda salientou que a cultura representa quase 50% da economia do município.

Os brasões e o tabaco

O deputado estadual Marcus Vinícius (Progressistas), que vem sendo um dos principais defensores da cadeia produtiva do tabaco na Assembleia Legislativa, compartilhou uma curiosidade nesta semana, durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM.
Segundo ele, a importância do tabaco para o Rio Grande do Sul está estampada no brasão do estado, ou seja, na bandeira dos gaúchos. “Tem gente que desconhece, mas no centro do brasão do Rio Grande tem um pé de fumo”, observou. Ele lembrou que o brasão da República também traz o tabaco, “porque essa foi uma das primeiras culturas a serem produzidas no nosso território, no nosso solo. Uma commodity que produz muito bem em pequenas áreas, ajuda muitas famílias e traz muitos dólares para nosso país”, defendeu o parlamentar.
O brasão de Venâncio Aires também traz ramos de tabaco, principal produção agrícola do município, assim como o brasão da cidade vizinha, Santa Cruz do Sul.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido