Em breve, Venâncio Aires vai receber duas novas juízas que atuarão na Comarca do município. Nesta semana, o juiz João Francisco Goulart Borges, titular da 1ª Vara, confirmou a vinda das novas colegas.
Para o dia 27 deste mês está agendada a vinda da juíza Sandra Moreira, que atuará na 3ª Vara. Já para o dia 21 de fevereiro está marcada a chegada da juíza Cristina Margarete Junqueira, que será a titular da 2ª Vara. “Para os advogados, principalmente, será um alento”, disse Borges, sobre a expectativa pela chegada das magistradas. A juíza da 3ª Vara, segundo ele, já chega com agenda cheia, pois é vara judicial com agendas mais urgentes e demanda significativa.
Quatro cortes do Carnaval
Neste sábado serão conhecidas duas cortes do Carnaval Municipal de Venâncio Aires. Pela primeira vez será eleita uma corte infantil na cidade, a exemplo do que os blocos do interior já fazem desde 1985. Com isso, os venâncio-airenses terão duas cortes adultas, uma da cidade e outra do interior, bem como, duas cortes infantis.
Embora a escolha da rainha e princesas realizada na cidade tenha se popularizado como concurso da corte municipal, as eleitas no interior também são representantes municipais, inclusive, participam da abertura dos desfiles na Rua Grande. Mais do que isso, as crianças e jovens do interior mostram que também cultivam essa cultura, inclusive o samba no pé.
A repórter Ana Carolina Becker esteve na Secretaria de Cultura e Esportes nesta semana e ‘flagrou’ as faixas e coroas (foto) que serão entregues para as eleitas deste sábado.
Depois dos eventos de hoje, no dia 25 de janeiro será a vez de conhecer a corte adulta do Carnaval do Interior e no dia 2 de fevereiro ocorre a escolha da corte infantil dos blocos do interior.
Expoagro nº 20
O ano de 2020 é especial para a família Afubra. Além de Associação dos Fumicultores do Brasil completar 65 anos de história, o ano marcará as 20 edições da Expoagro Afubra, a maior feira da agricultura familiar do país. O evento deste ano ocorrerá em quatro dias, contemplando um sábado de programação, o que também deve atrair um público mais urbano e que durante a semana não tem disponibilidade de visitar a feira.
Nesta sexta-feira, 10, a entidade divulgou que o Pavilhão da Agricultura Familiar abrigará 224 expositores neste ano. Na lista estão sete expositores de Venâncio, dez de Passo do Sobrado e um de Mato Leitão. Sem dúvida, a cada edição, um dos espaços mais visitados da Expoagro.
Encerramento de atividades
Instituto de Sustentabilidade e Resiliência (ISR) encerra as atividades em Venâncio Aires. A informação é de Volnei Alves Corrêa, que presidia a entidade. Em relatório sobre os cinco anos de atividades no município, são citados inúmeros projetos encaminhados, palestras realizadas em escolas, com destaque para o engajamento do instituto na recuperação e proteção das nascentes do Arroio Castelhano.
Por falar no arroio, ele destaca que seguirá apoiando as propostas de sustentabilidade, principalmente relacionadas à recuperação deste que é o principal recurso hídrico do município. Que o exemplo do senhor Volnei, de amor e dedicação ao meio ambiente, motive e inspire mais pessoas. Nossa mãe-natureza agradece!
Igreja limpa e organizada para a festa do padroeiro
Em menos de uma semana, Venâncio Aires vai estar vivendo mais uma edição da Festa de São Sebastião Mártir. Os preparativos estão a mil e não incluem, apenas, os atrativos da festa que ocorre no Pavilhão de Eventos. A igreja do padroeiro de Venâncio Aires, que sedia toda a programação religiosa, também ganha uma dedicação extra.
Na manhã desta sexta-feira, 10, casais cursilhistas de Venâncio Aires e familiares fizeram a limpeza da igreja. Com vassouras, rodos e panos, os cursilhistas fizeram a limpeza interna da catedral, que é a segunda maior em estilo neogótico da América Latina e um dos principais cartões-postais do nosso município. O ato é uma preparação para a 144ª edição da festa do padroeiro, que começa na sexta-feira, 17 e se estende até segunda-feira, dia 20, feriado municipal. Viva São Sebastião!
Venezuelanos são acolhidos na cidade
Cerca de 60 venezuelanos chegaram a Venâncio Aires e estão alojados em uma propriedade de Linha Travessa, às margens da RSC-453. Eles foram trazidos a partir de iniciativa de uma empresa que garantiu emprego, para que possam recomeçar suas vidas.
Homens, mulheres e crianças estavam, sem rumo, em Bela Vista, cidade de Roraima, e agora iniciam sua adaptação à Capital Nacional do Chimarrão. A Administração informou que não tem relação com a vinda das famílias venezuelanas, mas admitiu que já sabia que eles viriam para cá. Nas próximas edições, a reportagem da Folha do Mate amplia o assunto.
Jornal Nacional destaca Venâncio entre cidades que enfrentam a seca
Considerado um dos principais telejornais da televisão brasileira, o jornal Nacional, da Rede Globo, destacou a estiagem que afeta municípios gaúchos. O destaque foi dado durante a apresentação da previsão do tempo, na noite de quinta-feira, 9.
Um dos destaques foi para Venâncio Aires, um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a decretar situação de emergência. Durante a previsão, a jornalista Anne Lottermann diz que para a situação melhorar são necessários vários dias de chuva volumosa e cita os impactos nas lavouras de milho e soja e como consequência a produção de carne e leite. No painel, além de Venâncio, o JN destacou a previsão para Camaquã e Rio Pardo.