Está se tornando comum em Venâncio Aires a divulgação de vagas de emprego pelos carros e motos de som. A escassez de mão de obra virou uma dor de cabeça para a classe empresarial, que relata dificuldades em contratar funcionários, inclusive para vagas que não exigem experiência. Na última “chamada” que ouvi pelas ruas de Venâncio, na semana passada, a empresa contratante destacava no anúncio que o trabalho é de segunda a sexta-feira, oferece vale-transporte e não precisa de experiência.
A falta de profissionais para ocupar vagas, especialmente formais, não é uma exclusividade de Venâncio. Na segunda-feira, 17, quando estive em Santa Cruz do Sul, me deparei com uma placa de uma empresa do setor alimentício instalada em um dos principais trevos de acesso ao município, também anunciando vagas.

É cada vez mais recorrente indústrias de Venâncio buscarem por trabalhadores em outras cidades, assim como há empresas da região que procuram por profissionais na Capital do Chimarrão. Virou uma disputa, pois todas dividem do mesmo desafio.
A falta de oportunidades não é o problema. Há vagas sobrando. O desafio é entender esses obstáculos em diferentes setores — na indústria e no comércio, principalmente — e o que pode (e deve) ser feito para garantir a continuidade de processos que por muito tempo ainda devem exigir a mão humana.

Mutirão de exames

A Prefeitura de Venâncio Aires iniciará um mutirão de exames no dia 29 de março. O objetivo principal é reduzir a fila de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em entrevista ao programa Folha 105 – 1ª edição, da Rádio Terra FM, na terça-feira, 18, o secretário municipal de Saúde de Venâncio Aires, Alan Flores da Rosa, confirmou que o Município fará um aporte de R$ 400 mil para realizar o mutirão. Ele afirma que o valor foi assegurado pelo prefeito Jarbas da Rosa e a partir do sábado, 29, os pacientes já irão realizar os exames. Eles serão avisados no decorrer da semana pelas unidades de saúde de referência. As ecografias devem ser realizadas em Santa Cruz do Sul e cerca de 280 também devem ser feitas de forma mensal no Hospital São Sebastião Mártir. Além disso, os atendimentos que ocorriam até o sábado pela manhã, durante o mutirão também ocorrerão nos sábados à tarde.
O secretário comenta que, atualmente, a espera é de três a quatro meses para exames sem urgência e de mais de um mês para os de urgência. São cerca de 1,7 mil pessoas na espera por uma ecografia, mais de 400 pessoas na fila das ressonâncias e mais de 300 para tomografias. Além dos já citados, também devem ser contemplados exames de colonoscopia. O mutirão seguirá durante todo o mês de abril.

Aniversários

Esta semana é marcada pelos aniversários de dois municípios da microrregião e duas entidades com importante atuação em Venâncio e na região. Hoje é o aniversário de 33 anos de Mato Leitão e de Passo do Sobrado, municípios emancipados em 20 de março de 1992. Nesta sexta-feira, 21, a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) completa 25 anos de fundação. Na mesma data, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) comemora 70 anos. Para marcar essas datas, a edição impressa da Folha do Mate de hoje circula recheada com cadernos e matérias especiais alusivos às comemorações.

Amprotabaco

A Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) agendou para terça-feira, 25, durante a 23ª Expoagro Afubra, a realização da assembleia geral ordinária e extraordinária para a eleição da nova diretoria da entidade formada por gestores de municípios brasileiros que produzem tabaco.
A reunião agendada para as 11h, no Parque da Expoagro, em Rio Pardo, também marcará a posse dos membros da diretoria e do Conselho Fiscal para o mandato 2025/26.
A chapa única será liderada pelo prefeito do município gaúcho de Vera Cruz, Gilson Becker, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Atualmente, a Amprotabaco é presidida pelo ex-prefeito de Canguçu, Marcus Vinicius Pegoraro. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, é o primeiro vice-presidente da entidade.

Sesc

A atual diretora do Sesc Venâncio Aires, Diane Lacerda Araujo, não estará mais à frente da unidade na Capital do Chimarrão. Após 11 anos de atuação no município, a partir do dia 1º de abril, ela assumirá como diretora de uma unidade do Sesc em Porto Alegre. Na capital, são sete unidades e ela assumirá o Sesc Centro Histórico. Com a saída de Diane, assume como diretora interina, a atual coordenadora da unidade Deise Caroline da Costa, que tem 17 anos de trajetória no Sesc Venâncio.