O braço direito de Vilmar

Na última semana, o presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) e também presidente da 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), Vilmar de Oliveira, anunciou um nome que promete ser o braço direito para conduzir as duas entidades ao longo de 2022: o contador André Gerlach.
Oliveira teve o mandato da Caciva prorrogado por um ano, mas a diretoria da entidade já anunciou que Gerlach é o nome indicado para assumir a presidência na próxima gestão, a partir de novembro de 2022. Atualmente, o contador ocupa o cargo de diretor tesoureiro da Caciva.
Na quinta-feira, 25 de novembro, dois dias depois da assembleia da Caciva, durante a apresentação das comissões organizadoras da Fenachim, André mais uma vez apareceu ao lado de Vilmar e foi anunciado como vice-presidente da 16ª Fenachim.
André, que já teve o nome especulado, no passado, para a presidência do hospital, é conhecido pelo seu perfil sério, organizado e comprometido com a comunidade. Além da Caciva, seria o nome para assumir a presidência da 17ª Fenachim?

A importância dos vices

Cabe aos vices, em qualquer gestão ou administração, seja na esfera pública ou privada, ser o braço direito e até substituir o presidente ou gestor principal, na sua ausência. Em algumas entidades, como em clubes de serviço de Venâncio Aires, é tradicional a figura do vice se tornar o próximo presidente e usufruir do período como vice para se preparar para a próxima função.
Esse olhar para as futuras gestões é importante para que as entidades e instituições tenham lideranças preparadas. Sabe-se da dificuldade que muitas entidades, agremiações, clubes e associações têm de encontrar pessoas dispostas a assumir esses cargos e dar seguimento ao trabalho. Não é à toa que algumas entidades acabam sendo lideradas pela mesma pessoa por anos.
Precisamos de pessoas envolvidas, engajadas e novas gerações que possam dar continuidade à história construída por cada entidade.

Venâncio é a Capital Nacional do Chimarrão, mas falta a lei nacional

Ontem, a cidade gaúcha de Lagoa Vermelha se tornou, oficialmente, a Capital Nacional do Churrasco. O projeto de Lei nº 2.436, de 2019, que confere esse título ao município, foi sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
A distinção nacional ao município imediatamente me fez lembrar de que Venâncio Aires, que evidencia outro símbolo gaúcho, o chimarrão, ainda não tem o reconhecimento em lei nacional, embora seja conhecida Brasil afora como a Capital Nacional do Chimarrão.
Dois projetos de lei propondo essa distinção a Venâncio Aires já foram apresentados na Câmara dos Deputados (em 2010 e 2012), mas nunca avançaram na votação. Conforme consulta no site da Câmara dos Deputados, os projetos dos deputados Beto Albuquerque e Giovani Cherini foram arquivados.
Em âmbito estadual, a cidade de Venâncio foi reconhecida Capital Nacional do Chimarrão em 2009, após aprovação de projeto do então deputado estadual Giovani Cherini, na Assembleia Legislativa.
Pode parecer apenas uma formalidade, mas seria importante Venâncio Aires ter, em lei, o reconhecimento de Capital Nacional do Chimarrão. Em maio do ano que vem teremos mais uma edição da Festa Nacional do Chimarrão e seria um ótimo ‘presente’ para a cidade ter esse projeto reapresentado na Câmara dos Deputados e aprovado. Mais uma vez, fica a dica da coluna Mateando para os nossos deputados.

Aids em Venâncio

• Ontem, no Dia Mundial de Combate à Aids, o programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, recebeu a coordenadora do Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas (Cadi), Solange Sehn. Segundo ela, em Venâncio Aires ja foram diagnosticados 24 casos da Aids neste ano. Deste total, cinco foram no mês de novembro. O município também registrou dois óbitos em função da doença, neste ano. Atualmente, há 453 pessoas em tratamento contra o HIV no município.

• Além de refletir sobre a importância da prevenção, o Dia Mundial de Combate à Aids busca alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. Por isso, os testes rapidos são fundamentais nesse processo. Em torno de 600 testes rápidos são realizados, mensalmente, em Venâncio Aires.

• Em alusão à data, neste sábado, 4, das 8h às 11h30min, equipes da Secretaria da Saúde estarão realizando testes de HIV/Aids com diagnósticos em 15 minutos, na Travessa São Sebastião Mártir. Os testes são feitos de forma sigilosa e discreta. Para realizar o exame é necessário apresentar um documento com foto.

Comércio

O comércio de Venâncio Aires terá uma sequência de três sábados com lojas abertas até as 17h. O horário, que começa a valer no sábado, 4, faz parte do calendário especial de Natal.
No domingo, 19, as lojas também vão abrir, das 16h às 21h.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido