A localização estratégica de Venâncio Aires no mapa gaúcho e a estrutura do Parque do Chimarrão, como poucos municípios gaúchos dispõem, credenciam a Capital do Chimarrão a se tornar sede de inúmeros eventos, não apenas municipais, mas também estaduais, nacionais e até internacionais.
Na tarde dessa sexta-feira, 29, enquanto conversava com o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, ele se referiu ao local como Parque da Fenachim e logo na sequência corrigiu com o nome oficial: Parque Municipal do Chimarrão. Em tom de descontração, disse a ele que não tinha problema, pois o Parque é da Fenachim e também será da Turisvales, confirmada para agosto de 2026. É o Parque que sedia neste fim de semana o Venâncio em Dança, que abrirá os portões para a Feira do Livro a partir do dia 11 de setembro e será, pela sexta vez, a casa do Festival de Balonismo de Venâncio, em novembro. É o Parque que recebe, o ano todo, eventos das mais diversas áreas, a exemplo do Sul-Americano de Patinação Artística, realizado neste mês, reunindo atletas de 10 países.
Venâncio precisa se orgulhar desse espaço público, que completa 40 anos da sua idealização neste ano. A área foi comprada em 1985, na gestão de ex-prefeito Almedo Dettenborn, e a estrutura inicial foi inaugurada em 1986, durante a 1ª Fenachim.
Turisvales em agosto de 2026
Venâncio Aires será palco da 2ª edição da Turisvales, marcada para os dias 7 e 8 de agosto de 2026, no Parque Municipal do Chimarrão. A data do evento foi definida na quinta-feira, 28. A primeira edição ocorreu em 2013, em Lajeado, e, após 13 anos, o evento retorna com a proposta de consolidar a região como destino turístico.
O evento vai reunir agências, guias, gestores públicos e empreendedores do setor turístico dos Vales do Taquari e do Rio Pardo, além de representantes de outras regiões do estado e do país.
Promovida pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), pela Associação Regional de Turismo Rota do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) e pela Prefeitura de Venâncio Aires, a feira busca fortalecer a geração de negócios, estruturar produtos turísticos e inserir destinos regionais no mercado nacional.
O prefeito Jarbas da Rosa celebrou a escolha da cidade como sede, reforçando a importância do turismo para o desenvolvimento econômico de toda a região.
Tabaco em pauta na Expointer
A 48ª Expointer, que inicia neste sábado, 30, em Esteio, reservará espaços para painéis e reuniões sobre a cadeia produtiva do tabaco, especialmente, com relação às expectativas para a 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, a COP do Tabaco, que ocorrerá em novembro deste ano, na Suíça. Os encontros reunirão lideranças políticas, empresariais e membros de entidades que representam indústria e produtores de tabaco.
Na quarta-feira, 3, às 10h, ocorre a 77ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, na Casa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
Durante a Expointer, os grupos de comunicação Pampa e RBS também promoverão painéis sobre a cadeia produtiva, agendados para quarta e quinta-feira da próxima semana.
O destaque fica por conta da audiência pública marcada para a quinta-feira, 4, às 14h. Trata-se de uma reunião conjunta que será promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, com proposição do deputado Heitor Schuch (PSB) e pela Subcomissão de Defesa do Setor do Tabaco e Acompanhamento da COP11, da Assembleia Legislativa, liderada pelo deputado Marcus Vinicius de Almeida (PP). O encontro, que mobilizará diversas lideranças do estado, inclusive prefeitos e vereadores de municípios produtores, vai debater as expectativas e possíveis impactos das decisões da COP 11. Folha do Mate e Terra FM irão acompanhar a programação.
Governador em Santa Cruz
O governador Eduardo Leite estará em Santa Cruz do Sul na próxima segunda-feira, 1º, para participar da entrega oficial dos primeiros quilômetros de duplicação da RSC-287. Conforme apurado pela reportagem, o governador cumpre agenda a partir das 11h30min. A cerimônia marcará a entrega dos primeiros cinco quilômetros de duplicação da rodovia, no trecho urbano do município vizinho.
As três mais populosas dos Vales
Santa Cruz do Sul, Lajeado e Venâncio Aires somam mais de 306 mil habitantes e seguem como as três cidades mais populosas da Região dos Vales. Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a nova estimativa populacional dos municípios brasileiros. Na lista, Santa Cruz conta com 138.270 habitantes, mantendo-se como a cidade mais populosa dos Vales do Rio Pardo e Taquari. Na sequência, vem Lajeado, com 96.879 moradores, maior cidade do Vale do Taquari. Venâncio, com 70.842 habitantes, se mantém como terceira força entre os dois polos regionais. Apesar de ter população menor, a Capital do Chimarrão ocupa posição estratégica e se destaca, cada vez mais, como um elo entre os dois Vales.