No domingo, 22, mais de mil pessoas foram até o Poliesportivo torcer pela Assoeva. Em partida válida pela Liga Nacional de Futsal, o time de Venâncio Aires ficou no empate diante do Jaraguá, mas o 1 a 1 não tirou o brilho e a energia da torcida, que foi em peso torcer pelo time da Capital do Chimarrão.
A Folha do Mate se engajou e desenvolveu uma ação especial, com a venda de ingressos promocionais que incentivaram os assinantes a irem ao Poliesportivo. A cada ingresso vendido para os assinantes, uma bandana personalizada foi distribuída. Na foto, o registro da torcedora mirim Amanda Rafaela, de 4 aninhos, que chegou cedinho para assistir ao jogo uniformizada e colocou a bandana no cabelo para incrementar a produção para a torcida. “Eu estava com saudades de ver o Poli cheio. A Amanda ama ir nos jogos”, disse Rocheli Mahl, mãe da menina.
Conforme a diretora Comercial, Paula Carvalho, mais ações como essas devem ser desenvolvidas ao longo da temporada, com o objetivo de reforçar a torcida e também valorizar os assinantes da Folha, com descontos especiais. A ação teve apoio da Assoeva, Prefeitura de Venâncio Aires e Transportadora Augusta.
Hino de Venâncio
No sábado, 21, a Folha do Mate publicou reportagem especial sobre a autora do hino de Venâncio Aires, a irmã Selita Dalmas, 85 anos, que atualmente reside em Porto Alegre.
A letra é uma composição dos anos 60, mas somente em 1983 o hino foi oficialmente instituído como um símbolo municipal, no governo do ex-prefeito Almedo Dettenborn. Quem teve participação importante neste reconhecimento é o ex-vereador João Moacir Ferreira, eleito pelo PDS.
O advogado, historiador e professor foi o autor do projeto que oficializou o hino de Venâncio Aires. A partir deste ato, o hino passou a ser executado em cerimônias, festas e outros eventos oficiais. “Fui alertado pela professora de Música, Lia Knies Pochmann, de que Venâncio não tinha um hino oficial para ser entoado em bandas, corais oficiais, etc. Então, em 1983, elaborei um projeto de lei, o qual foi sancionado pelo prefeito Almedo Dettenborn. Daquele momento em diante Venâncio tinha um hino”, relatou João Moacir, que é o primeiro assinante da Folha do Mate.
Colonos e Motoristas
Duas importantes classes trabalhadoras já agendaram suas tradicionais festas para o mês de julho, em Venâncio Aires. O Dia do Colono e Motorista é comemorado no dia 25 de julho, feriado municipal em Venâncio Aires. Neste ano, a data cai em uma segunda-feira.
Para não conflitar as datas, a Festa dos Motoristas, que chega à 55ª edição, ocorrerá nos dias 23 e 24 de julho. Já a 43ª Festa Municipal do Colono, outro importante e tradicional evento do calendário de Venâncio, será realizada no fim de semana seguinte, nos dias 30 e 31 de julho.
Bergamoteando
Está agendado para sexta-feira, 27, o lançamento do projeto Bergamoteando. Esta é a quarta edição da iniciativa, desenvolvida em parceria com propriedades rurais do município, Emater, Rota do Chimarrão e Prefeitura de Venâncio Aires. O ato de lançamento vai ocorrer às 14h, na Praça da Matriz.
Celebrações
A Paróquia São Sebastião Mártir, juntamente com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires, promoverá momentos conjuntos de Oração pela Unidade dos Cristãos. A primeira celebração será na noite de hoje, na igreja Evangélica. Já no da 4 de junho, sábado, às 18h, ocorre celebração ecumênica na Igreja São Sebastião Mártir. Conforme o pároco Roque Hammes, estas celebrações são realizadas para marcar a Semana de Oração pela unidade dos cristãos.
Namorados
A próxima data no calendário de vendas é o 12 de junho, Dia dos Namorados. Conforme o presidente do Sindilojas VRP, Mauro Spode, ao longo dos anos a comemoração vem registrando maior relevância no que se refere às vendas e ao faturamento do comércio. Segundo a Caciva, o 12 de junho já é considerada a terceira data mais importante do ano, para o comércio, atrás do Natal e Dia das Mães.