Os acertos e erros do GPT

Na edição deste fim de semana, a Folha do Mate traz uma reportagem sobre um tema que está rendendo muitos comentários: o chat GPT. A novidade do universo digital foi desenvolvida pela OpenAI, startup especializada em projetos de inteligência artificial do bilionário Elon Musk.
O chat de conversação não prevê eventos futuros, mas impressiona pela forma rápida de interação. Desde que foi lançado, o GPT vem sendo alvo de debates, tanto pelas ameaças quanto pelos benefícios do uso da tecnologia.
A redação da Folha do Mate resolveu testar a ferramenta, inclusive fez perguntas sobre assuntos bem específicos da cultura venâncio-airense, como a Fenachim, e ousou em perguntar sobre os Pirilampos, escola de samba criada nos anos 60 e que é tema de reportagem nesta edição. Neste caso, a resposta veio totalmente errada, até porque, não há registros digitais na rede sobre esse tema.

O jornalista Leonardo Pereira também perguntou ao GPT se ele conhece Venâncio Aires. A resposta foi a seguinte: “Sim, Venâncio Aires é uma cidade localizada no Rio Grande do Sul, no Brasil. É conhecida por sua localização estratégica, história rica e cultura vibrante. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade incluem a Praça da Matriz, o Teatro Municipal, a Igreja Nossa Senhora das Dores e o Parque do Imigrante. Venâncio Aires também é conhecida por sua culinária típica, como churrasco, arroz carreteiro e chimarrão.”
Não temos Teatro Municipal, igreja das Dores, nem Parque do Imigrante (tem em Lajeado). Este é um exemplo que mostra que, embora revolucionário para pesquisas globais, o chat GPT tem muito a ‘aprender’ e, que a produção e apuração humana segue sendo a mais confiável e necessária, ainda mais quando se trata de uma pesquisa local e regional.

Balneário em Mariante

Ao longo de 2023 é possível que entre em funcionamento um balneário às margens do rio Taquari, em Vila Mariante. A novidade que chega para impulsionar o turismo local e regional está sendo intermediada pelo vereador e líder de governo no Legislativo, César Garcia (PDT). A intenção é apresentar, em breve, o projeto com uma planta 3D ao governo municipal. “A área contém mais de um hectare, possui muita sombra e um espaço apropriado para banho. A ideia é oferecer no local churrasqueiras e um amplo estacionamento”, antecipa Garcia.

Água mais cara

Moradores de Venâncio Aires estão reclamando do valor da conta de água. Conforme um morador do bairro Coronel Brito, o valor subiu consideravelmente na última fatura e diz que vizinhos também perceberam o ‘salto’. Ele acredita que o aumento também tenha relação com os vários dias de água suja que obrigou as pessoas a terem que deixar a água literalmente correr das torneiras.

Meio século de Imperadores da Folia

O Bloco Imperadores da Folia, de Linha Cecília, completa 50 anos de fundação neste ano. Neste sábado, 11, é a vez do bloco receber os foliões no ginásio da comunidade e comemorar esse meio século de história. O bloco é um dos mais antigos de Venâncio Aires. “Graças a Deus conseguimos manter viva essa tradição. É muito bacana ver a atas antigas do nosso bloco e encontrar nomes de pais, mães, tios e conhecidos. É muito bom lembrar e ver que nosso bloco tem 50 anos de história”, disse Carlos Frey, um dos integrantes do bloco.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há mais de 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora. A jornalista coordena a produção jornalística da redação integrada com a Rádio Terra FM. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso e apresenta o programa Folha 105 - 1ª edição, de segunda a sexta-feira, ao vivo, das 11h às 12h.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido