Os acertos e erros do GPT

Na edição deste fim de semana, a Folha do Mate traz uma reportagem sobre um tema que está rendendo muitos comentários: o chat GPT. A novidade do universo digital foi desenvolvida pela OpenAI, startup especializada em projetos de inteligência artificial do bilionário Elon Musk.
O chat de conversação não prevê eventos futuros, mas impressiona pela forma rápida de interação. Desde que foi lançado, o GPT vem sendo alvo de debates, tanto pelas ameaças quanto pelos benefícios do uso da tecnologia.
A redação da Folha do Mate resolveu testar a ferramenta, inclusive fez perguntas sobre assuntos bem específicos da cultura venâncio-airense, como a Fenachim, e ousou em perguntar sobre os Pirilampos, escola de samba criada nos anos 60 e que é tema de reportagem nesta edição. Neste caso, a resposta veio totalmente errada, até porque, não há registros digitais na rede sobre esse tema.

O jornalista Leonardo Pereira também perguntou ao GPT se ele conhece Venâncio Aires. A resposta foi a seguinte: “Sim, Venâncio Aires é uma cidade localizada no Rio Grande do Sul, no Brasil. É conhecida por sua localização estratégica, história rica e cultura vibrante. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade incluem a Praça da Matriz, o Teatro Municipal, a Igreja Nossa Senhora das Dores e o Parque do Imigrante. Venâncio Aires também é conhecida por sua culinária típica, como churrasco, arroz carreteiro e chimarrão.”
Não temos Teatro Municipal, igreja das Dores, nem Parque do Imigrante (tem em Lajeado). Este é um exemplo que mostra que, embora revolucionário para pesquisas globais, o chat GPT tem muito a ‘aprender’ e, que a produção e apuração humana segue sendo a mais confiável e necessária, ainda mais quando se trata de uma pesquisa local e regional.

Balneário em Mariante

Ao longo de 2023 é possível que entre em funcionamento um balneário às margens do rio Taquari, em Vila Mariante. A novidade que chega para impulsionar o turismo local e regional está sendo intermediada pelo vereador e líder de governo no Legislativo, César Garcia (PDT). A intenção é apresentar, em breve, o projeto com uma planta 3D ao governo municipal. “A área contém mais de um hectare, possui muita sombra e um espaço apropriado para banho. A ideia é oferecer no local churrasqueiras e um amplo estacionamento”, antecipa Garcia.

Água mais cara

Moradores de Venâncio Aires estão reclamando do valor da conta de água. Conforme um morador do bairro Coronel Brito, o valor subiu consideravelmente na última fatura e diz que vizinhos também perceberam o ‘salto’. Ele acredita que o aumento também tenha relação com os vários dias de água suja que obrigou as pessoas a terem que deixar a água literalmente correr das torneiras.

Meio século de Imperadores da Folia

O Bloco Imperadores da Folia, de Linha Cecília, completa 50 anos de fundação neste ano. Neste sábado, 11, é a vez do bloco receber os foliões no ginásio da comunidade e comemorar esse meio século de história. O bloco é um dos mais antigos de Venâncio Aires. “Graças a Deus conseguimos manter viva essa tradição. É muito bacana ver a atas antigas do nosso bloco e encontrar nomes de pais, mães, tios e conhecidos. É muito bom lembrar e ver que nosso bloco tem 50 anos de história”, disse Carlos Frey, um dos integrantes do bloco.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido