Os dois prefeitos reeleitos da história de Venâncio Aires

Somente dois prefeitos conseguiram a reeleição em Venâncio Aires. O primeiro foi Airton Artus (PDT), atual deputado estadual. Depois de ter sido vereador, secretário municipal e vice-prefeito, Artus foi eleito como chefe do Executivo em 2008 e reeleito em 2012. Jarbas da Rosa (PDT), que foi o vereador mais votado no pleito de 2012, concorreu a prefeito em 2016 e perdeu para Giovane Wickert (PSB) por 254 votos. Quatro anos depois, Jarbas e Giovane tiveram um novo encontro nas urnas e Jarbas saiu vitorioso. Em 2024, ele repete a dobradinha com Izaura Landim (MDB) e faz história como o segundo prefeito a conquistar a reeleição na Capital do Chimarrão.
O direito à reeleição para cargos executivos surgiu em 1997, durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso. Nos pleitos municipais, passou a valer em 2000, quando Celso Artus tentou a reeleição em Venâncio e não teve êxito. O mesmo ocorreu com Glauco Scherer em 2004, Almedo Dettenborn em 2008 e Giovane Wickert em 2020.

Vereador mais votado quer lutar por uma nova sede para o Cies

Durante entrevista ao programa Folha 105 – 1ª edição, na Terra FM, ontem pela manhã, perguntei ao vereador mais votado de Venâncio Aires nas eleições 2024, Tiago Quintana (PDT), qual obra ou projeto ele se compromete em lutar para tirar do papel como vereador ou, eventualmente, como futuro secretário do governo Jarbas. Quintana foi secretário de Saúde até abril, quando deixou o cargo para cumprir a legislação eleitoral para concorrer e retornou ao Legislativo para a cadeira conquistada no pleito de 2020, quando também foi o mais votado. Ontem, Quintana disse que está à disposição de Jarbas e não esconde seu apreço pela gestão pública, inclusive, deixa claro o sonho de ser prefeito da Capital do Chimarrão.
Foi justamente uma proposta na área da saúde que o ‘vereador da saúde’, como ele se apresentou na campanha, elencou na resposta à pergunta que fiz. Ele defendeu a construção de uma nova sede para o Centro Integrado em Educação e Saúde (Cies), com o intuito de que este espaço se transforme em um centro de atendimento para pessoas com espectro autista e seus familiares. “Avançamos muito nesta pauta, mas Venâncio precisa de um espaço próprio. Hoje, o Cies tem uma sede apertada, que não permite avançar muito em mais profissionais. Esse é o principal projeto que eu, como Tiago, como vereador, coloco. Inclusive essa proposta está no meu plano de trabalho e também do prefeito Jarbas”, observou. O vereador reeleito ainda sugere que a sede do Cies seja erguida perto da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas), no bairro Cruzeiro, tornando aquela região um complexo de saúde junto com o Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai), inaugurado neste ano.

Folha e Terra FM iniciam séries de entrevistas com vereadores eleitos

Nesta semana, Folha do Mate e Rádio Terra FM iniciam séries de entrevistas com os 15 vereadores eleitos em Venâncio Aires. Nesta segunda-feira, 7, o vereador mais votado para o Legislativo, Tiago Quintana, foi entrevistado no estúdio da 105.1 FM e na edição de quinta-feira, 10, ele estreia a série de entrevistas para o jornal impresso e conteúdos digitais. A cobertura integra o projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’.
Ao longo das próximas semanas, a programação jornalística da emissora e as páginas da Folha estarão abrindo espaço para contar a história e trajetória política dos eleitos e também falar das expectativas deles para a legislatura que inicia em 2025.

Irrigação e reservação de água pautam Gente & Negócios nesta quinta-feira

O projeto Gente & Negócios 2024 tem continuidade nesta semana com a realização do painel ‘Água: desafios de reservação e irrigação para as propriedades rurais’. O evento promovido pela Folha do Mate e Rádio Terra FM ocorre na quinta-feira, 10, ao vivo da sede da Associação Atlética Banco Brasil (AABB).
Os painelistas convidados para debater o tema são o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Adolfo Brito (PP); o presidente do Sicredi e Corede Vale do Rio Pardo, Heitor Petry; e o chefe do escritório da Emater Venâncio Aires, Vicente Fin.
O evento será realizado a partir das 10h45min, com almoço por adesão dos participantes. Os cartões para o almoço podem ser adquiridos na recepção da Folha e Terra FM ou reservados pelo WhatsApp (51) 3793-2450, ao preço de R$ 50. A transmissão é ao vivo pelo 105.1 FM e em vídeo, no canal Terra Play (YouTube) e Facebook, das 11h às 13h.

Oktober começa quinta-feira

Faltam dois dias para o início da 39ª Oktoberfest e Feirasul 2024. Nesta edição, a Festa da Alegria ocorre de 10 a 13, 17 a 20 e 24 a 27 de outubro. A festa trará novamente o Oktober Karte como a única forma de pagamento para alimentação e bebidas no evento.
Assim como no ano passado, não haverá custo para o cartão, mas uma taxa de ativação/caução de R$ 8 será cobrada caso o visitante opte por não devolvê-lo.



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido