Na edição de ontem a coluna Mateando destacou o otimismo dos supermercados gaúchos para as vendas específicas para este fim de ano. Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), está projetado um crescimento de 9,5% nas vendas de Natal e Ano-Novo, em 2019, na comparação com o ano passado.
Hoje compartilhamos com os leitores os itens favoritos para as duas datas, segundo pesquisa encomendada com o Instituto Segmento. Os produtos que não podem faltar no Natal, segundo os consumidores gaúchos são: peru (32,5%), chester (32%) e churrasco (7%). No Ano-Novo são churrasco (26,5%), lentilha (25,5%) e espumante (15,5%).
Na sua opinião, o que não pode faltar na ceia de Natal e no Réveillon?
“Categoria está adoecida”
Em entrevista ao programa Terra em Meia Hora, a professora e diretora do 18º Núcleo do Cpers, Marione Drebel disse que os professores estão adoecendo diante do desprestígio e desrespeito com a categoria que, há 47 meses convive com parcelamento salarial e há cinco anos tem contracheques congelados.
Segundo ela, o pacote apresentado pelo Governo Estadual é o mais duro apresentado nas últimas décadas e propõe “destruir o plano de carreira.” A professora disse que os profissionais desta categoria são os que mais buscam por atendimento psiquiátrico e psicológico atualmente. “A categoria está adoecida”, frisou.
Segundo a professora Marione, hoje, às 19h, será realizada uma Passeata Iluminada na região central de Venâncio Aires. A saída é da escola Monte das Tabocas. O ato também deve ocorrer em várias cidades gaúchas nesta quinta.
Abertura da Colheita de Tabaco
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite recebeu, ontem, o convite para a Abertura Oficial da Colheita de Tabaco. A programação será realizada no dia 13 de dezembro, em Arroio do Tigre. Ele não confirmou presença, mas informou que irá tentar prestigiar o evento.
A agenda foi acompanhada pelo presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, pelo prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, e pelo vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Antonio Dornelles.
No encontro, Leite destacou a relevância econômica e social da cultura do tabaco na agricultura familiar e disse que jamais se pode transformar o cultivo em um problema. “É preciso entender que há demanda e não criar entraves.”
Ele reiterou apoio do Governo e disse que é preciso “trabalhar juntos pela geração de renda e melhor aproveitamento para o Estado”.
Gasolina sobe
A Petrobras reajustou o preço da gasolina em 4% em suas refinarias. Na semana passada, a empresa já havia aumentado o preço do combustível em 2,8%. Não houve reajuste no preço do óleo diesel.
O aumento deve ser sentido nos bolsos dos consumidores nos próximos dias quando, de fato, o reajuste chegará nas bombas.