Uma das famílias com importante participação na história da política de Venâncio Aires é a Scherer, que entre os anos 60 e 80 elegeu Alfredo Scherer como prefeito da Capital do Chimarrão. Ele foi quatro vezes chefe do Executivo.
Nos anos 90, um dos seus filhos, o Glauco (foto), foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito de Venâncio. Nos anos 2000, voltou ao comando da Prefeitura. Foi na primeira Administração que ele estruturou o Distrito Industrial, no bairro Industrial. Como uma forma de homenagear o ex-prefeito, que faleceu em 2018, o local recebeu a denominação de Glauco Scherer nesta semana, quando a Câmara de Vereadores aprovou projeto da vereadora e presidente da Câmara, Helena da Rosa.
Na manhã de ontem conversei, por telefone, com o irmão de Glauco, o ex-deputado Gleno Scherer, que reside em Porto Alegre. Rapidamente falamos sobre saúde, do momento atual em função do coronavírus e Gleno mencionou sua felicidade pela homenagem ao irmão. “Fiquei muito contente. Glauco merece. Sempre foi um homem íntegro, atencioso, que trabalhou com muita lisura, empenho e honestidade”, resumiu Gleno, que foi vereador, vice-prefeito, presidente da Assembleia Legislativa quando a Constituição estadual foi promulgada, em outubro de 1989. Ele, inclusive, assumiu o posto de governador em exercício do RS.