Hoje, Dia do Gaúcho, compartilho com os leitores um registro especial do patrono dos Festejos Farroupilhas de Venâncio Aires, o padre Aldo José da Silveira.
Na foto clicada em 3 de setembro, dia da abertura da programação Farroupilha da Capital do Chimarrão, padre Aldo aparece segurando um lampião.
Ele carrega essa luminária desde o tempo de piazito. Aldo conta que fazia suas leituras com esse lampião, pois na sua infância, não tinha energia elétrica onde morava.
Em nome desse gaúcho, que leva a palavra de fé e o amor ao tradicionalismo por onde anda e não dispensa a pilcha em lugar nenhum, parabéns a todos gaúchos que fazem o nosso Rio Grande crescer e prosperar a cada dia.
Parabéns, gaúchos e gaúchas que, a seu modo, propagam a cultura gaúcha para onde vão, seja na indumentária, no sotaque ou com uma cuia de chimarrão em mãos.
A importância da erva-mate
O governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, recebeu o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, na tarde de ontem, no Palácio Piratini. Durante a entrega do convite para a 2ª Festa da Colheita Estadual da Erva- Mate, os dois gestores falaram sobre a importância da planta para a economia gaúcha e sobre o avanço em novas tecnologias no plantio. Além disso, destacaram que a erva-mate pode se tornar, em breve, o primeiro produto cultivado a fazer parte do patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul.
Primavera e o voluntariado
Pelo calendário, a primavera começa, oficialmente, na quinta-feira, 22. Mas nas ruas, jardins e calçadas, o colorido e o perfume das flores já estão presentes há algumas semanas. A Igreja Matriz São Sebastião Mártir já recebeu uma atenção especial. Quem passa pelo cartão-postal da cidade, já pode se encantar com as flores plantadas no gramado e também nos canteiros em frente à igreja, como mostra esse belo registro do fotógrafo Milton Klafke.
As flores foram plantadas de forma voluntária pela aposentada Ivone Fengler, com auxílio do marido Elmo, que recebeu a função de separar o esterco e a ‘terra boa’ para adubar as mudas. “Por enquanto, não fizemos mais devido ao trabalho de limpeza que está sendo feito na igreja. Assim que ficar tudo pronto, iremos repor uma terra e deixar tudo ainda mais bonito”, conta Ivone, que é integrante ativa da Paróquia São Sebastião Mártir e com o marido já presidiu o Conselho de Administração da Paróquia.
“Tudo é feito por amor. Gosto de fazer o que faço e fico feliz quando as pessoas admiram e dão valor. Além disso, eu amo flores”, disse Ivone, que um ano antes do plantio já se prepara para a tarefa voluntária, na busca pelas mudas de flores. Conforme Ivone, dois integrantes da Paróquia também auxiliam no reparo das mudas, quando necessário.
A colaboração e o zelo de toda a comunidade é fundamental, afinal, a igreja matriz é um dos espaços mais visitados pelos venâncio-airenses e por turistas que chegam para conhecer a Capital do Chimarrão e, claro, a segunda maior igreja no estilo neogótico da América Latina.
Oficina na escola Monte
Na quinta-feira, 22, a Folha do Mate, por meio do Na Pilha!, e a Unisc realizam a primeira oficina de educação midiática do projeto VerificaON. Este é um dos 15 projetos selecionados em todo Brasil pelo Programa Acelerando a Transformação Digital − Educação Midiática e Combate à Desinformação desenvolvido pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e o Meta Journalism Project.
A iniciativa, voltada ao combate das fake news, contemplará na primeira etapa alunos de três escolas de Ensino Médio de Venâncio Aires. A primeira oficina será realizada com alunos da Escola Monte das Tabocas.
Orientações para identificar uma notícia falsa e os riscos de compartilhar uma fake news estão entre os assuntos que serão abordados. Nos vemos lá!