Hoje pela manhã, no gabinete do prefeito Jarbas da Rosa, será dado início a um importante projeto voltado ao meio ambiente de Venâncio Aires. Um ato agendado para as 10h30min marcará o início do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PPSA), executado pela Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Na prática, além de promover a educação ambiental, produtores rurais do município receberão um pagamento para proteger nascentes do Arroio Castelhano, principal manancial do município e responsável por abastecer 90% da população urbana.
A Corsan fará o investimento e a execução será da Unisc, com coordenação do professor Marcelo Kronbauer. Segundo ele, o projeto da Capital do Chimarrão será um piloto do que a Corsan pretende desenvolver em todo o Rio Grande do Sul.
O pagamento por serviços ambientais busca incentivar as boas práticas por partes dos produtores rurais. Neste sentido, o Arroio Castelhano foi o escolhido justamente pelo envolvimento do Comitê de Recuperação das Nascentes e da sociedade civil organizada, que já atuam na recuperação das nascentes. “A ideia do programa é fomentar essas iniciativas e trabalhar em conjunto para desenvolver e melhorar a qualidade e a quantidade de água”, adiantou o engenheiro ambiental.
Escola Monte das Tabocas recebe ação do Na Pilha!, Unisc e Sesc nesta quarta-feira
Em torno de 400 estudantes de 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio da Escola Estadual Monte das Tabocas participam, nesta quarta-feira, 28, de mais uma ação promovida pelo projeto Na Pilha!, da Folha do Mate e Terra FM, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e o Serviço Social do Comércio (Sesc).
A programação começa às 8h30min, com oficinas do Conexão Unisc, com professores e estudantes da instituição. Depois do momento em sala de aula, os alunos vão participar de atividades de integração com música, exercícios físicos com o Sesc, distribuição de brindes, presença do Alemonzito e do mascote da Terra FM, T-Rádio. Os alunos também receberão exemplares do caderno especial do Na Pilha! que circula encartado na edição impressa de hoje e aborda a importância da educação financeira.
Neste ano, estudantes de outras três instituições de ensino já participaram das atividades do Na Pilha!: as escolas estaduais Adelina Isabela Konzen, Mariante e Wolfram Metzler.
Um dia para conhecer o quartel dos bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires promove no próximo sábado, 1º de julho, uma atividade especial para marcar o Dia Nacional do Bombeiro Militar. Trata-se do projeto Quartel de Portas Abertas, que tem o intuito de proporcionar que a população conheça a corporação e o funcionamento do quartel.
Diversas atividades estão programadas para ocorrer, das 10h às 16h. O evento é aberto à comunidade. As famílias podem levar cadeira e chimarrão.
Venâncio Aires receberá unidade do Via Atacadista
A Capital Nacional do Chimarrão receberá uma unidade do Via Atacadista, do Grupo Passarela, rede de supermercados e atacados com sede na cidade de Concórdia, em Santa Catarina.
O diretor-executivo do grupo, Alexandre Simioni, fez o anúncio ao jornalista da Folha do Mate Leonardo Pereira, na tarde de ontem. Está confirmada a nova unidade no município, no entanto, o local e o cronograma da obra ainda não podem ser divulgados. “Ainda não podemos dar detalhes, mas o projeto deve começar em breve”, garantiu.
Simioni ainda afirmou que a instalação não ocorrerá no terreno do estádio Edmundo Feix, do Esporte Clube Guarani, como foi cogitado no início deste ano. Segundo o empresário, a negociação foi finalizada por diversos fatores. Atualmente são 14 lojas Via Atacadista e Supermercados Passarela, em 12 cidades catarinenses e gaúchas.
Falando nisso…
O grupo Passarela assumirá, nos próximos dias, o Supermercado Languiru, que fica no Shopping Lajeado. As tratativas vêm ocorrendo desde o início do mês de junho e a assinatura do contrato deve acontecer em breve. Conforme o presidente da Languiru, Paulo Birck, a negociação da unidade integra o plano de reorganização da cooperativa. “A venda do Supermercado Languiru no Shopping Lajeado nos possibilita recuperar parte dos valores investidos no local”, frisou.
Ainda segundo o presidente da cooperativa, “as mudanças que estão sendo implementadas no modelo de negócio e tamanho das operações visam a sustentabilidade econômica e financeira da Languiru”.