Hoje é comemorado o Dia do Produtor de Tabaco. Em Venâncio Aires, são quase 4 mil famílias produtoras, entre elas, a família Klamt, que reside há 15 anos em Linha Antão Alto. Por lá, conversei com a agricultora Marlene Teresinha Metz Klamt, de 38 anos, que gravou um depoimento que foi veiculado durante o painel Gente & Negócios, transmitido na noite de terça-feira, 26, pela Folha do Mate e Terra FM, e que tratou sobre a relevância social e econômica do tabaco.
A produção de tabaco é a principal fonte de renda da família, que diversifica com plantio de aipim, milho, feijão, hortaliças e também com a criação de animais.
Na propriedade, de 13,5 hectares, cerca de três deles são dedicados ao cultivo do tabaco. Marlene é esposa de Aurimar, de 41 anos, e tem dois filhos, o Douglas, de 11 anos, estudante da escola Cristiano Bencke, e da Sabrina, de 2 anos.
A família trabalha de forma integrada com a Alliance One Brasil, que tem a matriz em Venâncio Aires. Para a atual safra, a expectativa é de boa colheita e que o clima continue colaborando com a produção, que tem orientação agrícola de Neimar Klamt há mais de 10 anos. Nesta safra, a família plantou 56 mil pés de tabaco e a colheita já iniciou na última semana.
Quatro dias para prestigiar a Feira do Livro de Venâncio
A 22ª Feira do Livro de Venâncio Aires começa hoje à noite. Com o tema ‘Ler Aproxima’, o evento literário vai movimentar o Parque Municipal do Chimarrão. A programação começa às 19h30min, com a cerimônia de abertura que terá a presença do patrono Bráulio Bessa.
Por meio de um sorteio entre assinantes, que ocorrerá hoje pela manhã, a Folha do Mate possibilitará o acesso de cinco pessoas que, nesta noite, poderão conhecer o patrono e participar de uma sessão de autógrafos, que ocorrerá logo após o bate-papo com o poeta.
Para a comunidade, fica o convite para que prestigiem a programação deste evento que é um estímulo à leitura, ao conhecimento, à cultura. Respire a literatura!
Grupo do Caps visita a Folha do Mate
Integrantes do grupo cultural do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) de Venâncio Aires visitaram a Folha do Mate e a Terra FM, na manhã de ontem. Além de conhecer as instalações das empresas de comunicação, eles conversaram com profissionais para saber mais sobre a rotina de produção das notícias.
Coordenado pela estagiária de Serviço Social, Simone Mallmann, o grupo se reúne semanalmente e realiza visitas e atividades culturais como contação de histórias, teatro e música. “A ideia é proporcionar o contato com a arte. Já fomos até assistir a um ensaio da orquestra da Unisc”, conta Simone. Além dela, a estagiária de Enfermagem, Kamilli Mohr, e a residente em Enfermagem Géssica Tatsch acompanharam a visita.
Feira de Adoção
A ONG Amigo Bicho promove neste sábado, 30, das 8h30min às 15h, uma Feira de Adoção na Praça da Matriz, no centro de Venâncio Aires. Também haverá comercialização de produtos personalizados da ONG, cujo lucro é revertido para o amparo e proteção de animais. Segundo a entidade, em torno de 30 cães precisamos de um lar.
Vacinação
A vacinação contra Covid-19 tem sequência em Venâncio Aires com aplicação das doses um, dois e três. Hoje, 28, a vacinação ocorre das 8h às 16h na UBS Santa Tecla e na ESF Caic, e das 9h às 19h, na UBS Gressler. Nesta sexta-feira, 29, a vacinação ocorre na UBS do bairro Gressler, das 9h às 19h.
A terceira dose, que está sendo retomada hoje, é para idosos e profissionais da saúde que receberam a dose dois há mais de seis meses. A dose um é para venâncio-airenses com 12 anos ou mais.
Mais uma morte por Covid-19
Depois de 20 dias, Venâncio voltou a registrar uma morte em decorrência do novo coronavírus. Na terça-feira, 26, foi confirmado o óbito de uma mulher de 74 anos, que tinha comorbidades e estava internada na UTI do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) desde o dia 8. Ontem foram registrados quatro novos casos de Covid-19 no município. Segundo o boletim oficial, não há pacientes no hospital em função da doença.
Capital da Cuia
O município de Vicente Dutra, na região Noroeste do estado, deve ser oficializado, em breve, como Capital Estadual da Cuia. O projeto do deputado Elton Weber (PSB), recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa nesta semana. Segundo o parlamentar, na cidade são produzidas mais de 500 mil cuias por ano, envolvendo 300 famílias de artesãos vivem exclusivamente do porongo e do artesanato de cuias.