O pleito desse domingo resultou em maior diversificação de representações no parlamento estadual. Cinco partidos que antes não tinham representantes conseguiram eleger parlamentares.

Das atuais bancadas, DEM e SD deixaram de ter representantes. PT perdeu três cadeiras, e PSDB perdeu duas cadeiras. Já o PDT e o PCdoB aumentaram uma vaga cada um. Os demais partidos (PMDB, PP, PTB, PSB, PPS e PRB) mantiveram o mesmo número de vagas.

A renovação de partidos marcará a próxima Legislatura: PSOL, PSD, PR, PPL e PV passam a contar com um representante cada, ao passo que o DEM e o SD perderam seus parlamentares.

Novamente o partido que teve o maior número de eleitos foi o PT, com 11 parlamentares, porém o resultado é menor do que o obtido em 2010, quando foram eleitos 14 deputados. Continuam no Parlamento os deputados Edegar Pretto, Luiz Fernando Mainardi, Jeferson Fernandes, Valdeci Oliveira, Nelsinho Metalúrgico, Stela Farias, Miriam Marroni, Altemir Tortelli e Adão Villaverde, somando-se a eles Tarcísio Zimmerman e Zé Nunes.

RENOVAçãO40%

é o índice de renovação na Assembleia para 2015, quando inicia-se a 54ª Legislatura. O percentual é o mesmo registrado na eleição anterior, de 2010. Serão 22 deputados a estrearem na Casa, além dos 33 que se reelegeram.

 

BANCADAS – DEPUTADOS

PMDB e do PDT: 8

Obtiveram cada uma oito vagas. O PMDB mantém o mesmo número de cadeiras de 2010, enquanto o PDT obteve uma a mais. Pelo PMDB, foram reeleitos Edson Brum, Alexandre Postal, álvaro Boessio e Gilberto Capoani e eleitos para o primeiro mandato Fábio Branco, Vilmar Zanchin, Gabriel Souza e Tiago Simon. Pelo PDT, foram reeleitos Marlon Santos, Gilmar Sossella, Ciro Simoni, Gerson Burmann e Dr. Basegio e eleitos para o primeiro mandato Eduardo Loureiro, Regina Becker e Enio Bacci.

PP: 7

Mantém as sete cadeiras conquistadas em 2010, com Silvana Covatti, Pedro Westphalen, Ernani Polo, Frederico Antunes, Adolfo Brito e João Fischer, além do estreante Sérgio Turra.

PTB: 5

Também manteve o mesmo número de vagas: cinco. Permanecem na Casa os deputados Aloísio Classmann, Marcelo Moraes, Ronaldo Santini e Luis Augusto Lara, e ingressa Maurício Dziedricki. (Em 2013 o PTB perdeu uma das vagas do pleito de 2010 para o SDD, com o deputado Cassiá Carpes).

PSDB: 4

Perdeu duas cadeiras. Mantêm-se os deputados Lucas Redecker, Jorge Pozzobom, Pedro Pereira e Adilson Troca.

PSB: 3

Segue com três cadeiras, mas dois novos nomes (Elton Weber e Liziane Bayer da Costa), além do deputado Miki Breier, que permanece na Casa.

PCdoB: 2

Contava com um representante na atual Legislatura, passa a contar com dois: Manuela D’ávila e Juliano Roso. Já o PPS, de dois passa a ter um: Any Ortiz. O PRB mantém-se com um representante: no lugar de Carlos Gomes, que elegeu-se deputado federal, entra Sergio Peres.Dos novos partidos a contarem com representação na Casa, cada um ingressa com um representante: o PSOL, com Pedro Ruas; o PSD, com Jardel Centroavante; o PR, com Missionário Volnei; o PPL, com Miguel Bianchini; e o PV, com João Reinelli.