Foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU) de ontem, uma lei que estabelece o que deve se tornar o novo sistema de cobrança de pedágio no Brasil. A legislação garantirá a automatização total dos pedágios em solo brasileiro.
Trata-se da cobrança por meio de um sistema de livre passagem, também chamado de free flow ou pedágio sem cancelas. Neste sistema, a cobrança ocorre por meio de mecanismos eletrônicos de identificação automática dos veículos e o usuário paga somente pelo trecho percorrido, o que promete um valor de tarifa mais justo aos motoristas. O sistema ainda precisa ser regulamentado pelo Governo Federal.
Segundo a Agência Senado, este sistema é utilizado há mais de 20 anos em países da Europa, como a Noruega e a Itália, e da América do Norte. Como a presença do veículo na rodovia é captada por diversos tipos de dispositivos eletrônicos (sensores e câmeras), se elimina a necessidade de praças fixas de pedágio.
Sem contar que os pagamentos automáticos evitam contato dos pagantes e dos funcionários, ampliando a higiene e possíveis transmissões que possam ocorrer com a circulação e manuseio do dinheiro, uma tema que foi debatido amplamente no começo da pandemia de Covid-19. Entre as vantagens também estão a fluidez maior das viagens, redução de congestionamentos, menor desgaste dos veículos com frenagem e aceleração e a eliminação dos acidentes próximos a pontos de pedágio.
Evolução, tecnologia, automação. Um caminho sem volta.
Dias frios aquecem as vendas
Os lojistas estão otimistas com as vendas típicas da temporada de inverno. No setor do vestuário e calçado, as temperaturas baixas se tornaram aliadas das vendas nesses últimos dias.
O inverno começa oficialmente no dia 21, mas a procura pelos itens já movimenta o comércio local. Entre essa e a próxima semana, o comércio também fica aquecido com as vendas para o Dia dos Namorados, data comemorada no dia 12 de junho.
Composteira garantida
A entrega das composteiras do programa Compostagem Doméstica, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Venâncio Aires, está sendo realizada no Parque Municipal do Chimarrão, pelo sistema drive-thru. Ontem pela manhã, entre as diversas entregas, uma mereceu um registro especial. Morador do bairro Coronel Brito, Luiz Eliseu Dias de Arruda (foto) foi de bicicleta até o Parque para retirar a composteira que ele utilizará na residência. Na garupa da bike, ele garantiu o transporte da caixa.
Seu Luiz recebeu uma das 1.027 composteiras entregues até o momento, por meio do programa. A distribuição começou em maio.
Todos os contemplados estão recebendo orientações de como realizar a compostagem. Dicas para a utilização de composteiras domésticas também serão tema de uma reportagem especial que a Folha publicará na edição de sábado, 5, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Alerta para nova onda de Covid
A superlotação do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), registrada no último fim de semana, vem sendo analisada e acompanhada pela administração da instituição. O aumento de casos de Covid-19 em outras regiões, o que inclui a transferência de pacientes de outras partes do estado, traz reflexos para a capacidade hospitalar, sobretudo, reascende o alerta sobre os cuidados e também sobre a estrutura de atendimento para uma possível nova onda do coronavírus.
As medidas preventivas contra a possível nova onda de coronavírus no país foram pauta de reuniões do Governo do Estado e também dos prefeitos do Vale do Rio Pardo, nessa semana.
Fungo preto
A mucormicose, também chamada de fungo preto, é a nova preocupação das autoridades de saúde do mundo todo. A mucormicose ganhou destaque no noticiário dos últimos dias pelo registro de mais de 9 mil casos na Índia, que têm sido associados ao novo coronavírus. No Brasil, três casos suspeitos já foram identificados.