A iniciativa do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, de promover um pente-fino na lista de beneficiários do Bolsa Família também ganha vez nos municípios da região. O foco é identificar pessoas em condições de retornarem ao mercado de trabalho formal e que estejam com cadastro irregular.
Venâncio Aires foi um dos primeiros municípios da região dos Vales a anunciar uma busca-ativa. Até 24 de fevereiro, quase 300 benefícios já tinham sido cortados ao se identificar que esses não se enquadraram nos requisitos do programa.
Em Lajeado, nos últimos dois meses, 159 beneficiários deixaram de receber o Bolsa Família. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul também anunciou na semana passada que iniciará um pente-fino, que consiste, inicialmente, na realização de visitas domiciliares que serão feitas por assistentes sociais para verificar a situação de cada cadastrado.
Um movimento que cresce e busca, sobretudo, fazer frente à falta de mão de obra para ocupar vagas de emprego formais no Rio Grande do Sul. As irregularidades encontradas em cadastros – com informações autodeclaratórias – mostram o quanto é preciso melhorar a eficiência na distribuição dos benefícios do programa. Em relatório divulgado em setembro do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomenda mudanças no Bolsa Família. Conforme o documento, esse pente-fino no país todo poderia significar uma economia de quase R$ 13 bilhões, por ano, aos cofres públicos.
Solução para os cavalos soltos
Será encaminhado à Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, nos próximos dias, proposta de lei complementar que estabelecerá uma normativa para que a Prefeitura tenha um protocolo de ação em casos envolvendo cavalos e caninos de raças bravias soltos em vias públicas. Constado o problema, o animal será recolhido e levado ao Centro Transitório (CT) Animal, onde receberá alimentação, medicação e aguardará o proprietário, que terá o prazo de cinco dias para a identificação e retirada do animal, com adicional de cobrança de multa administrativa e pagamento de taxas gastas com cuidados. Caso a procura não ocorra, o animal entrará para o processo de adoção e deverá ser cuidado em uma área rural. Embora estejam pelas ruas, a lei municipal proíbe a criação de cavalos na área urbana.
Conhecendo o HSSM
Como parte das comemorações dos 90 anos do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que serão completados em 22 de julho, a instituição promoverá o projeto ‘Conhecendo o HSSM’. Na primeira etapa, todos os vereadores de Venâncio serão convidados a conhecer e entender como funciona o hospital. A ideia é apresentar os setores e os principais fluxos e indicadores. O primeiro encontro ocorreria hoje à noite, mas devido à viagem de vereadores a Brasília, foi transferido para o dia 18 de março.
Imposto de Renda 2025
A Receita Federal apresentará, nesta semana, as regras do Imposto de Renda 2025. A expectativa é que a divulgação das novidades ocorra nesta quarta-feira, 12. Neste ano, o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda deve ser de 17 de março ao dia 30 de maio.
Sem eventos meteorológicos extremos no primeiro semestre
A Defesa Civil estadual apresentou a perspectiva climática no Rio Grande do Sul para os próximos meses. Com base nos dados disponíveis até o momento, a tendência é de que não ocorram eventos meteorológicos extremos no primeiro semestre deste ano, ao contrário do que aconteceu em 2024. Os prognósticos apontam para uma configuração de condições climáticas típicas – ou seja, dentro da normalidade climática – entre março e agosto de 2025.
A análise, apresentada pela meteorologista Cátia Valente, do Centro de Operações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, foi feita a partir de estudos de diversos institutos internacionais de meteorologia.
Festival Gastronômico e Cultural começa sexta-feira
O 3º Festival Gastronômico e Cultural de Venâncio Aires movimenta o Parque Municipal do Chimarrão de sexta-feira, 14, até domingo, 16. Criado para evidenciar o potencial de Venâncio Aires para a proteína animal, o evento contará com três dias de programação para os visitantes conferirem as delícias de nove expositores de gastronomia, exposições de produtos das agroindústrias e de artesanato, além de shows musicais.
Anjos do Hanngar (sexta-feira), Bidê ou Balde (sábado) e Comunidade Nin-Jitsu (domingo) estão entre as atrações confirmadas. Além disso, não vai faltar a galinhada, que é prato típico de Venâncio Aires, no sábado ao meio-dia, e a primeira edição do Parrilha dos Vales, agendada para o domingo, 16, entre 11h30min e 15h30min.
O festival tem entrada gratuita nos três dias. Apenas o estacionamento do Parque será cobrado. Esse é mais um evento que se consolida no calendário municipal e regional. Além de atrair visitantes para o Parque, fomenta o turismo e a economia municipal, com o movimento gerado nos bares e restaurantes, hotéis e postos de combustíveis.