Durante visita ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) na última terça-feira, 16, em que conferiu pessoalmente as obras da UTI Pediátrica, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, também foi questionada sobre o piso da Enfermagem, projeto sancionado há poucos dias pelo presidente Bolsonaro. Arita considera a situação preocupante, já que o piso foi criado sem contrapartida federal. “Já recebemos a Federação das Santas Casas na última semana e pretendemos encaminhar, junto com a Casa Civil e outras lideranças, a discussão dessa pauta e ver o que é possível fazer. Não quero tirar o mérito de ter um piso e uma remuneração melhor, mas sem a contrapartida do custeio, está muito difícil de os hospitais terem condições orçamentárias para aplicar o piso de imediato. Mas estamos juntos para buscar alternativas.”
Cultura gaúcha na pauta dos candidatos ao Palácio Piratini
Venâncio Aires esteve representada, ontem, em um painel sobre cultura gaúcha que contou com a participação de candidatos a governador do RS. Promovido pela Confraria da Música e Frente Parlamentar dos Vereadores pelas Tradições Gaúchas, o encontro foi realizado no CTG Gomes Jardim, em Guaíba. Estiveram por lá, o prefeito Jarbas da Rosa, a tradicionalista e coordenadora da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen da Rosa Mayer, e o diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber.
Desafio Minha Escola na História conta com 22 trabalhos inscritos

Promovido pela Folha do Mate, com o objetivo de reunir as histórias das escolas de Venâncio Aires, o Desafio Minha Escola na História conta com 22 trabalhos inscritos. O prazo para envio das reportagens, produzidas pelas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, terminou na segunda-feira, 15. Agora, a comissão avaliadora realiza a análise dos textos. A divulgação das três turmas vencedoras está prevista para dia 27, quando também serão divulgados, no site venancionahistoria.com.br, os materiais produzidos por essas turmas sobre a história das instituições de ensino. Os conteúdos elaborados pelos demais participantes do desafio também serão disponibilizados no portal Venâncio na História.
De acordo com a jornalista Juliana Bencke, uma das envolvidas na realização do Desafio, a participação das escolas foi muito satisfatória. “Ficamos muito felizes com a adesão e com o movimento que o Desafio gerou em Venâncio. As crianças se tornaram repórteres e pesquisadores em busca de fatos importantes na trajetória das escolas, entrevistaram pessoas da comunidade, ex-alunos e professores, descobriram fatos curiosos”, destaca, ao elogiar o empenho das turmas e dos professores. “Isso resultou em um material muito rico que poderemos disponibilizar para acesso de toda a comunidade, por meio do projeto Venâncio na História”, acrescenta. As três turmas vencedoras receberão Kits Descoberta, com globo escolar e minilupas de LED, além de participarem de uma programação especial promovida pela Folha do Mate nas escolas.