Em meio a suspensão de planos de saúde pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a região se destaca positivamente.O plano de saúde da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo é avaliado como um dos melhores do país. A cooperativa ficou com a segunda maior nota em levantamento da ANS, responsável por regular o setor, avaliou mais de 1,1 mil operadoras.

Entre as operadoras de grande porte, que têm mais de 100 mil beneficiários, a Cooperativa obteve a segunda melhor pontuação do país.

A projeção nacional foi obtida no índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que é calculado anualmente pela agência, e cujo mais recente resultado se refere ao ano-base 2013. Em uma escala de 0 a 1, a Cooperativa Médica sediada em Lajeado conquistou a nota 0, 85626 (veja na tabela abaixo as dez operadoras mais bem pontuadas na categoria grande porte). O índice leva em conta os desempenhos de atenção à saúde, econômico-financeiro, estrutura de operação e satisfação dos beneficiários.

“Por isso, há três meses fomos a primeira operadora gaúcha a conquistar a Acreditação, considerada atualmente a maior certificação do setor de saúde suplementar”

Carlos Antonio da Luz Rech – médico presidente da Unimed VTRP

O que é preciso?

Para obter a Acreditação, uma operadora de planos de saúde deve atender a maior parte dos 147 requisitos elencados pela ANS na Resolução Normativa (RN) 277, que foi publicada em novembro de 2011 e é de adesão voluntária. A maioria dos itens está focada no cliente, considerando sua satisfação, prevenção de doenças, promoção à saúde, disponibilidade de rede credenciada de serviços (médicos, hospitais, clínicas e laboratórios) e infraestrutura oferecida.