Ganhou repercussão estadual e até nacional, o cancelamento do show do DJ Wesley Gonzaga, que se apresentaria em Venâncio Aires no dia 11 de maio, data de aniversário da cidade, durante a 17ª Fenachim. Ele tinha sido anunciado na quarta-feira, 6, como uma das atrações nacionais da festa. O funkeiro, de 21 anos, que tem milhões de seguidores nas redes sociais, faria uma apresentação na festa para um público de 10 a 17 anos. E está aí o motivo principal da polêmica.
O conteúdo das músicas do artista é considerado inapropriado para a faixa etária, o que levou pais e responsáveis por crianças e adolescentes a acionarem o Conselho Tutelar da cidade. O órgão, por sua vez, oficiou o Ministério Público e o Poder Judiciário.
Antes mesmo de uma manifestação destas instituições e diante da repercussão negativa que tomou conta das redes sociais e grupos de WhatsApp, a comissão organizadora divulgou um comunicado, na noite da quinta-feira, 7, cancelando o show. “Reiteramos nosso compromisso com a realização de uma festa comprometida com o bem-estar familiar, como vem ocorrendo há quase 40 anos”, diz trecho do comunicado.
Não é censura à arte, à música, ao ganha-pão de ninguém, porém, basta conferir as letras para ver que o conteúdo é forte e agressivo até mesmo para quem é da faixa 18+.
Luto no Dia da Mulher
Na semana do Dia Internacional da Mulher, as páginas policiais registram mais um caso de feminicídio. O caso aconteceu em Venâncio Aires na quinta-feira, 7, e ontem pela manhã, no Dia da Mulher, Neusa Moraes, 59 anos, foi sepultada.
Ele foi morta pelo companheiro Elói Sebastião Cardoso, que depois tirou a própria vida. Infelizmente, a data que deveria ser marcada por homenagens, também se tornou um dia cinzento, de dor e luto.
No mesmo dia do crime, na quinta-feira, 7, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou dados sobre feminicídio no Brasil. Quatro mulheres morreram por dia no país, no ano passado, por motivos relacionados à condição de gênero. Ao todo, foram 1.463. É o maior patamar já registrado no país desde 2015, ano que a lei que tipifica o feminicídio entrou em vigor. No Brasil, essa violência específica foi reconhecida em lei federal no dia 9 de março de 2015. Treze dias depois, infelizmente, Venâncio foi notícia nacional ao registrar o primeiro caso do país.
Peixe na Semana Santa
A Cooperativa dos Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova) se prepara para comercializar peixes na Semana Santa. Segundo Mônica Moraes, presidente da entidade, serão vendidos somente peixes congelados. O quilo do filé de tilápia custará R$ 60 e também haverá carpas evisceradas, ao preço de R$ 25 o quilo. A sexta-feira Santa é celebrada dia 29 de março.
Ministério Público
A partir desde mês, o expediente no Ministério Público de Venâncio Aires será das 12h às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Segundo o promotor Fernando Buttini, a intenção é de ficar em sintonia com o expediente no Fórum e da Defensoria Pública. O MP está localizado na rua Berlim da Cruz, 1260, no bairro Cruzeiro.
Oscar
O Oscar ocorre neste domingo, 10, em Los Angeles. A premiação começa às 20h (horário de Brasília) e será transmitida na TNT, na TV a cabo, e no Max (antiga HBO Max), no streaming.
Ação especial no Dia da Mulher
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Rádio Terra FM e Folha do Mate promoveram uma ação no centro de Venâncio Aires, na manhã desta sexta-feira, 8.
Rosas oferecidas pela Floricultura Refinatta foram distribuídos para mulheres que passaram pela unidade móvel da 105.1 FM, que ficou estacionada na rua Osvaldo Aranha, durante a transmissão do programa Folha 105 – 1ª edição, das 11h às 12h. Uma das mulheres surpreendidas com a homenagem foi Amanda Hickmann Rodrigues, que conversou ao vivo com a repórter Luana Schweikart e também pode homenagear as mulheres especiais da sua vida.