
Em visita à redação da Folha do Mate, nesta semana, o médico e ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, revelou que vai lançar um livro sobre o Polo da Proteína Animal. A produção está em andamento e o lançamento oficial está previsto para maio de 2022, na Fenachim.
Foi em sua gestão como prefeito de Venâncio Aires que Artus apresentou o projeto PAC dos Frigoríficos – que consiste em pavimentar as estradas que dão acesso aos maiores frigoríficos do município – e também foi criado um projeto para tornar Venâncio Aires um Polo de Proteína.
Conforme Artus, o objetivo da obra é registrar, para a comunidade venâncio-airense, a criação e consolidação do Polo da Proteína Animal, mas também servir como material de divulgação para empresas locais e possíveis investidores.
No livro, Artus pretende evidenciar a força desta cadeia produtiva, incluindo produtores rurais, empresas frigoríficas, agroindústrias, e também indústrias do setor metalmecânico do município, que fabricam produtos voltados ao setor de alimentação.
O livro deve contar com indicadores do setor da proteína animal, além de entrevistas com representantes de cooperativas da região. Como médico, Artus também vai referenciar estudos médicos que tratam sobre os benefícios da proteína animal na alimentação, com destaque para o trabalho do médico Emílio Moriguchi, especialista em envelhecimento, alimentação e hábitos saudáveis.
Vigilância Colaborativa em Venâncio
A Brigada Militar e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Venâncio Aires irão apresentar, na próxima semana, o projeto Vigilância Colaborativa. Conforme o presidente do conselho, o empresário Dieter Knak, trata-se de uma solução moderna de monitoramento, que irá integrar a comunidade local e garantir mais segurança às residências, condomínios, lojas e empresas em geral.
A apresentação do programa ocorrerá na quarta-feira, 22, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com a presença do comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis.
O objetivo do programa otimizar as ações de polícia a partir da disponibilização de imagens em tempo real para os órgãos de segurança e, desta forma, garantir resultados mais rápidos e satisfatórios no combate à criminalidade e violência no município.
Candidatas a soberanas da Fenachim realizam a prova do chimarrão
No clima da Semana Farroupilha, neste domingo, 19, no turno da tarde, as 16 candidatas a soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) terão mais uma agenda oficial. Desta vez, o compromisso vale nota para a final do concurso. Chegou a vez das jovens realizarem a prova do chimarrão. Durante a mateada com a Escola do Chimarrão, no Parque do Chimarrão, elas deverão preparar um mate amargo e mostrar funcionalidade e criatividade no preparo da bebida símbolo dos gaúchos. Conforme o coordenador do concurso de escolha da nova corte, Sandro Kroth, no mês de outubro elas realizam a prova escrita e redação, que tem peso de 20% na nota final.
A escolha das novas soberanas está agendada para o dia 30 de outubro, no ginásio Poliesportivo.
Mate curto
- Feriadão Farroupilha movimenta as rodovias neste fim de semana. Atenção redobrada nas estradas.
- A empresa Rota de Santa Maria realizou, nesta semana, uma operação tapa-buracos em alguns pontos da RSC-287. Para evitar filas na praça de pedágio, a concessionária recomenda que os motoristas facilitem o troco. Carros pagam R$ 3,70 e motocicletas pagam R$ 1,90.
- Por falar em Rota de Santa Maria, a empresa que administra a RSC-287 usou as redes sociais nessa sexta-feira, 17, para falar de Venâncio Aires. “Já tomou teu mate vivente? Aproveite para conhecer Venâncio Aires, Capital Nacional do Chimarrão! na RSC-287 temos vários comércios locais que comercializam erva mate”, postou a empresa.
- Sicredi inaugura na próxima terça-feira, 21, a nova sede administrativa, em Santa Cruz do Sul. No ato também serão comemorados os 102 anos de história da cooperativa no Vale do Rio Pardo.