Os cálculos vesicais são também chamados de urólitos. São coleções de cristais formados por diversos tipos de minerais, que se agrupam e formam uma ou mais pedras dentro da bexiga. O tipo mais comum de cálculo são os de extruvita, mas outros como oxalato e amônia podem se formar. A importância de saber o tipo de cristal está no manejo alimentar a ser empregado.

Diversos são os fatores que predispõem a formação de cálculos, entre eles podemos citar:

– predisposição genética, algumas raças são predispostas a formação de certos tipos de cristal e consequente cálculo.- baixa ingestão de água e frequência de micção: Alguns cães por erro de manejo ingerem pouca água e são estimulados a urinar uma ou duas vezes ao dia ( animais de apartamento), isso leva a um aumento da concentração da urina e precipitação de cristais.- erro de dieta: Rações de baixa qualidade podem ter um desequilíbrio na composição dos minerais. Altas concentrações de magnésio e fósforo podem propiciar a formação de cálculos de extruvita, por exemplo.- Infecções: infecções bacterianas da bexiga (cistite) podem levar a formação de cristais.- Doenças hepáticas: algumas hepatopatias podem estimular a formação de cálculos de amônia.

Entre os sintomas mais comuns da presença de cálculos está a dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, dor para urinar e micção vagarosa e frequente. Na presença de desconforto ou dificuldade para urinar procure imediatamente o Médico Veterinário, ele irá prescrever o tratamento que melhor convir, desde correção alimentar à procedimentos cirúrgicos.

Como forma de prevenção opte por uma alimentação (ração) de ótima qualidade, com baixo níveis de sódio e equilíbrio de minerais. Também aumente a oferta de água.