Por que a COP 7 é na índia?
Nas ruas, algumas pessoas me perguntam porque a Conferência das Partes ocorrerá na índia. Não foi apenas uma votação e o sinal de compromisso do governo indiano que fizeram o país ser sede do evento. Tem tabaco na índia? Sim, muito! O país indiano é o segundo maior exportador do mundo, atrás, apenas, do Brasil. No ranking de produção, a índia é o terceiro maior país, atrás da China e do Brasil, respectivamente.
Marketplace da COP 7
Um dos destaques na PROGRAMAÇÃO da COP 7 será o chamado Marketplace, um espaço para reunir os participantes do evento e proporcionar uma interação entre governos e organizações intergovernamentais e não-governamentais e outros membros da sociedade civil desde que não relacionados com a indústria do tabaco, como diz o site oficial do evento.O objetivo deste lugar, que ficará no mesmo local da Conferência, é fornecer novas formas de engajamento e trabalho em rede e reforçar a cooperação internacional. Será um espaço, com estrutura de estandes, onde demandas e soluções estarão juntas. Só participa quem estiver em posse de um crachá da conferência, ou seja, registrado como representante de um dos países Partes ou observadores.
COP 8 na Suíça
A COP 7 ainda nem começou mas o Secretariado da Convenção-Quadro já projeta a 8ª Conferência que ocorrerá em 2018. Para reduzir custos operacionais, a ideia é que o evento ocorra em Genebra, na Suíça, onde fica a sede do Secretariado. Inclusive, dois períodos de datas já foram sugeridos e constam em documento oficial: 26 de novembro a 1º de dezembro de 2018 ou 1º a 6 de outubro, como segunda opção. Esta é uma sugestão, mas a definição final será feita durante o último dia da COP 7. Lá vem a MOP 1
Algumas siglas fazem parte da rotina de quem acompanha o setor do tabaco. Além da COP que é a abreviatura de Conference of the Parties, que em português significa Conferência das Partes, a tendência é, logo logo, lermos e ouvirmos com maior frequência a sigla MOP (Meeting of the Parties), ou seja, Reunião das Partes. A MOP é como será chamada a sessão que reunirá os países que ratificarem o protocolo para eliminar o comércio ilícito de produtos do tabaco. O protocolo só entra em vigor 90 dias após o 40º país ratificar. O Brasil é em um dos países que deve entrar no grupo, pois o documento já está em andamento e depende da apreciação do Congresso Nacional.A MOP 1 era para ser realizada neste ano, também na índia, logo após a COP 7, mas não foi possível pois era necessária a adesão dos 40 países. Faltam 16 ainda. A previsão é que a reunião seja realizada próximo da COP 8, em 2018. Uma datas defendidas é de 3 a 5 de dezembro, logo após o término da 8ª Conferência.O país que ratifica o Protocolo mostra interesse em cooperação internacional para combater o mercado ilegal, como por exemplo, dar fim ao contrabando de cigarros.