Prefeito autorizado para viajar
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão de segunda-feira, 24, da Câmara de Venâncio Aires, a solicitação do prefeito Airton Artus (PDT) para se ausentar da função e do país, entre os dias 3 e 15 de novembro. O pedido foi feito porque o chefe do Executivo vai participar, neste período, da 7ª Conferência das Partes (COP 7), em Nova Dehli, na índia. O evento é o maior fórum mundial de discussão sobre a cadeia produtiva do tabaco e terá participação de dezenas de líderes do setor, que tentam abrandar o ‘ataque’ de várias entidades à cultura. Presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Artus é um dos maiores conhecedores e defensores da fumicultura, carro-chefe da economia venâncio-airense.
Mobilização no mundo todo
Não são apenas as entidades defensoras dos produtores e da indústria do Brasil que estão mobilizados para garantir espaço e participação na COP 7.Segundo o índia Today, no país anfitrião, a Federation of All India Farmer Associations (FAIFA) solicitou ao governo espaço nas discussões que podem impactar diretamente a vida de milhares de produtores indianos. Para a entidade, a Conferência deve prezar pela transparência e diálogo. Da mesma forma, nos últimod dias a Organização Interprofissinal de Tabaco (OITAB) da Espanha, que representa fumicultores, também solicitou participaçãoz e fez críticas a Organização Mundial de Saúde.
Recado
A Conferência das Partes deve reunir mais de mil delegados representando 180 países. Entre eles, destaque para a brasileira e Chefe do Secretariado da Convenção, Vera Luiza Costa e Silva. Em entrevista para uma revista especial das Nações Unidas, ela comentou suas expectativas e disse que devem surgir ideias inovadoras de políticas de saúde. “A Conferência deve judar a preparar o caminho para a próxima década e além.”
Cigarros eletrônicos
Um dos assuntos que deve ser colocado em debate durante a Conferência é a utilização e comercialização de dispositivos eletrônicos, como o cigarro eletrônico.