Prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT) prepara relatório sobre os 100 dias que está à frente do governo municipal de Venâncio Aires. Ele completa 100 dias como chefe do Executivo no sábado, 10. Em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, nessa segunda-feira, 5, Rosa adiantou que a avaliação desses primeiros meses é positiva, embora a pandemia, especialmente nos últimos 30 dias, tenha adiado alguns projetos da Administração Municipal. Um relatório será divulgado até o fim da semana à imprensa e à comunidade venâncio-airense. Na Folha do Mate, um encarte será divulgado na edição do próximo fim de semana. “No começo do governo, nosso desafio era trabalhar com o cenário pós-pandemia, mas a situação do coronavírus piorou e tivemos que trabalhar em outras frentes, especialmente focados na estrutura de atendimento. Agora, com a redução dos casos novos e ativos, esperamos entrar em uma nova fase”, disse.
Medicamentos do kit intubação
Para dar continuidade à assistência aos pacientes graves de Covid-19 intubados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), a Secretaria da Saúde (SES) e o Exército Brasileiro irão distribuir, hoje, 92.799 frascos de sedativos e bloqueadores neuromusculares a 69 hospitais gaúchos, entre eles, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Os medicamentos Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio fazem parte do chamado kit intubação, necessários ao procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias. O administrador do HSSM, Fernando Siqueira, confirma que a instituição segue sofrendo com o racionamento dos medicamentos pela alta demanda de pacientes intubados na UTI. “Os pacientes estão sedados, mas com medicações similares ou composições de medicamentos, com medicamentos que não se utilizavam mais há cinco anos, por exemplo”, comenta.
De acordo com ele, em geral, as remessas dos kits intubação que chegam ao hospital são muito menores do que o volume utilizado no hospital. “Infelizmente a demanda é muito grande e o que chega é usado no mesmo dia.”