O Instituto Nacional de Meteorologia lançou um aviso laranja, que indica perigo por conta de mais uma onda de calor que atingirá diversas regiões do país nesta semana, entre elas, o Rio Grande do Sul.
A quarta-feira já foi de muito calor em Venâncio Aires e a previsão indica um aumento significativo das temperaturas a partir desta quinta-feira até o domingo, 17, quando os termômetros devem passar do 40ºC. Em algumas cidades gaúchas, a temperatura pode chegar aos 43ªC.
Autoridades de saúde estão alertando para os impactos negativos do calor extremo na população. Esta será a nona onda de calor que atingirá o Brasil neste ano. O Ministério da Saúde recomenda aumento na ingestão de água para manter a hidratação e evitar exposição ao sol.

Incentivo

Criado para estimular a emissão de nota fiscal, o Programa Municipal de Premiação a Consumidores Nota Fiscal Venâncio-airense, estima distribuir, em 2024, R$ 60 mil em dinheiro, através dos sorteios. Desde 2017, Venâncio Aires adere à iniciativa que visa aumentar a arrecadação de ICMS e sensibilizar a população quanto ao exercício da cidadania fiscal.

Compras

Faltam poucos dias para o Natal. Para garantir mais tempo para as compras, o comércio terá horário especial de atendimento a partir da terça-feira, 19, quando as lojas começam a atender até as 21h. As lojas atenderão até sexta-feira, 22, neste horário especial. No sábado, 23, as lojas ficarão abertas até as 17h.

Sindicato Rural promove festa para associados nesta sexta

O Sindicato Rural de Venâncio Aires realiza nesta sexta-feira, 15, a festa anual dos associados. O evento será na sede da entidade, na rua 1º de Março, a partir das 13h. Haverá lanches e bebidas gratuitas, além do sorteio de sete prêmios (como eletrodomésticos) entre os sócios em dia. O deputado federal Marcelo Moraes (PL) vai participar do evento. Foi ele quem indicou uma emenda de R$ 690 mil para aquisição de uma escavadeira hidráulica, a qual será comprada pela Prefeitura e depois cedida ao sindicato. A compra do equipamento, o primeiro específico para a entidade, já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) e pela Câmara de Vereadores. A expectativa do sindicato é que a escavadeira já esteja à disposição no início de 2024, para uso das mais de 2 mil famílias associadas.

Sinaleira do trevo do bairro Coronel Brito com problemas

Tem se tornado recorrente os problemas na sinaleira do trevo da RSC-453 que dá acesso ao bairro Coronel Brito. Após um conserto nos últimos dias, o equipamento voltou a apresentar problemas. Trata-se de um defeito técnico no horário e, por conta disso, o sinal fica em amarelo piscante (alerta) durante as tardes, ao invés das madrugadas. Segundo o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Luciano Teixeira, quando ocorrem quedas de luz, o equipamento precisaria entrar no modo automático, mas esse equipamento não realiza esse processo.
De acordo com Teixeira, as equipes do próprio departamento irão tentar consertar nesta quinta-feira, 14, e, caso não seja possível, será necessário outra equipe, que precisa se deslocar de Montenegro. “Para resolver, tem que ser quando está com o problema, vamos ver se conseguimos”, conclui. Conforme levantamento da redação, esta é a quinta vez que o equipamento apresenta falhas neste ano.

Veraneio no Litoral

Muitos estudantes e trabalhadores estão na contagem regressiva para as férias de verão. Logo, logo chegam as férias da escola e muitas empresas, especialmente indústrias, adotam as férias coletivas.
Passeios e viagens entram na lista de atividades de muitas famílias. Além de usufruir a estrutura de clubes e balneários, é comum várias famílias programarem uma viagem à praia. Uma pesquisa da Fecomércio divulgada nesta semana apontou que o litoral gaúcho será o principal destino de veraneio. Dos entrevistados, 52,5% afirmaram que pretendem ir a praias gaúchas no próximo verão e 40,1% responderam que vão para outros estados. As praias mais citadas no Rio Grande do Sul foram Torres, Cidreira, Capão da Canoa, Tramandaí, Arroio do Sal e Balneário Pinhal.

Mais tempo de atendimento na Prefeitura de Venâncio Aires

A população de Venâncio Aires terá mais tempo para resolver pendências e acessar serviços municipais. Está em vigor, desde segunda-feira, 11, o decreto municipal Nº 9.758 que estabelece a prestação de serviço de forma ininterrupta. A medida abrange a Secretaria Municipal da Fazenda, Procuradoria Jurídica, Protocolo e recepção pelo período de 90 dias.
Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, esses setores atenderão ao público das 7h30min às 18h, sem fechar ao meio-dia. A mudança amplia de sete para dez horas e meia o tempo total de prestação de serviços ao consumidor. Conforme a procuradora-geral do Município, Gisele Spies Chitolina, a medida facilita a negociação de débitos e possibilita a assistência a um número maior de cidadãos.
“Esse atendimento tem foco no período de finalização de prazos dos programas, período em que os contribuintes buscam a Prefeitura para quitar seus débitos ou obter informações acerca de outros serviços. A ampliação, que é algo inédito, permite que a população acesse a administração municipal em horário alternativo”, destaca Gisele.
O decreto também menciona que durante o período de vigência não será permitida a convocação para prestação de serviços extraordinários, exceto em situações excepcionais de interesse público, emergências ou calamidades públicas. Nestes casos, serão remuneradas apenas as horas excedentes à jornada de trabalho estabelecida em lei para os respectivos cargos, empregos ou funções.