O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) encerrou a sexta-feira, 17, com uma grande notícia para a instituição: foi oficializada a acreditação e o hospital receberá um certificado atestando a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. A informação foi confirmada pelo administrador da casa de saúde, Luís Fernando Siqueira.
No início deste mês, o HSSM passou por dois dias de avaliação e, para ser considerado acreditado (nível um de três), precisava comprovar os padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Na prática, teve que padronizar diversos requisitos importantes, principalmente no que diz respeito aos processos internos de comunicação relativos ao paciente.
Com a acreditação, o hospital de Venâncio entra em um seleto grupo, pois apenas 8% dos hospitais gaúchos já conseguiram este certificado. Na região dos Vales, o HSSM é o quarto a ter a acreditação. O Hospital Santa Cruz é nível 1 (o mesmo conquistado pela instituição de Venâncio), o Hospital Estrela é acreditado nível 2 (pleno) e o Hospital Bruno Born, de Lajeado, tem a certificação de excelência, que é o nível 3.
Depois de um ano de tantos desafios, sobretudo em função da pandemia, esta notícia é um verdadeiro presente de Natal para o nosso Bastião!

Novas praças de pedágio na 287

A empresa Rota de Santa Maria, responsável pela RSC-287, deu início à construção de duas novas novas praças de pedágio. Os trabalhos ocorrem em Taquari, no km 47; e na cidade de Paraíso do Sul, no km 168, com a retirada de vegetação. Conforme o contrato, as novas praças poderão começar a operar, ou seja, cobrar tarifas, a partir do segundo ano de concessão. Além de Taquari e Paraíso, uma terceira praça será construída na RSC-287, em Santa Maria. A empresa também já anunciou que irá ampliar o número de cabines de atendimento nas duas praças já existentes na rodovia, em Venâncio Aires e Candelária.

Vacinação para crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta semana, o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, contra a Covid-19 em crianças com idade de 5 a 11 anos. Segundo a Anvisa, a dose da vacina para crianças será diferente daquela utilizada para pessoas a partir de 12 anos. Os frascos também terão cores distintas para evitar erros na aplicação.

Falando nisso…

Venâncio Aires registrou três novos casos de coronavírus nessa sexta-feira, 17. Conforme atualização realizada pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e pela Vigilância Epidemiológica, a Capital do Chimarrão tem dois pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da casa de saúde venâncio-airense. São 10 novos casos nessa semana.

Chafariz

Um dos pontos mais conhecidos dos venâncio-airenses já atraiu novamente a atenção de quem passou pela Praça Coronel Thomaz Pereira, a Praça da Matriz, nos últimos dias. O chafariz, localizado no ‘coração’ da praça, foi limpo, pintado, iluminado e está quase pronto para religar o sistema de água.
Na tarde da quinta-feira, 16, a reportagem da Folha do Mate passou pelo local, onde um servidor da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) conferia a estrutura. Conforme apurou a reportagem, a bomba d’água acabou danificada depois de muitos anos parada e será necessário substituir uma peça. Assim que ela for instalada, a água deve ser religada e a previsão é que isso aconteça em breve.

Recesso das empresas

Como já é tradicional, algumas empresas, especialmente indústrias, entram em período de férias coletivas pouco antes do Natal e retornam com as atividades nos primeiros dias de janeiro. Nesta semana, duas grandes indústrias de Venâncio Aires, do setor de tabaco, comunicaram o período de recesso.
A CTA Continental informou que a partir de segunda-feira, 20, até 4 de janeiro, estará fechada em virtude dos feriados de fim de ano. Já a empresa Marasca entra em férias coletivas na quarta-feira, 22, e retorna dia 10 de janeiro.

Trabalho remoto

Uma pesquisa encomendada pela Assembleia Legislativa identificou que apenas 20,7% dos gaúchos têm um trabalho compatível com atividades remotas. Paralelamente, outros 58,2% afirmaram não ter como realizar seu ofício de casa. Esse e outros indicadores do estudo serão divulgados na segunda-feira, 20, pelo presidente do Parlamento gaúcho, deputado Gabriel Souza (MDB).

Folha terá edição na véspera do Natal e do Ano-Novo

Em um piscar de olhos já será Natal. Em função dos festejos de fim de ano, a Folha do Mate terá uma alteração nos dias de circulação das edições impressas. Nas duas próximas semanas, as edições de sábado serão antecipadas para a sexta-feira, dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente. Com isso, nas duas próximas semanas, as edições irão circular nas terças, quintas e sextas-feiras.
Junto com as últimas edições do ano circulam cadernos especiais e que são tradicionais nesta reta final de ano. Na edição do dia 24, será encartado o caderno Mensagens de Natal; dia 28, será publicado o Relatório Social da Folha do Mate e Terra FM; dia 30, o caderno Previsões 2022; e no dia 31, o caderno Retrospectiva, com os fatos e histórias que marcaram o ano de 2021. Leitura imperdível!

Mate curto…

• Na terça-feira, 21, inicia o verão, a estação mais quente do ano.
• Rafael Henn toma posse como reitor da Unisc na terça-feira, 21.
• Na quarta, 22, as soberanas da Fenachim apresentam o traje típico.