A agenda do projeto Gente & Negócios será retomada no mês de outubro, com o painel ‘Irrigação e reservação da água nas propriedades rurais’. O evento promovido pela Folha do Mate e Rádio Terra FM ocorrerá no dia 10 de outubro, ao vivo da sede da Associação Atlética Banco Brasil (AABB).
Um dos painelistas convidados para debater o tema é o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Adolfo Brito (PP). Conhecedor das demandas do meio rural, Brito tem como bandeira da gestão à frente do Parlamento a ‘Reservação de água, Irrigação e Piscicultura’.
O convite foi articulado pelo deputado estadual e ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT). Em agenda no Parlamento gaúcho, Artus entregou um exemplar do Perfil Socioeconômico 2023/24, publicação editada pela Folha e Terra. A revista apresenta dados de Venâncio Aires e municípios da microrregião. A exemplo dos episódios anteriores, o painel terá transmissão ao vivo pelo rádio (105.1 FM) e também em vídeo pelo canal Terra Play (YouTube) e Facebook, das 11h às 13h.

Presidente da AL/RS, o deputado Adolfo Brito (PP) e o deputado Airton Artus (PDT)

Saúde é a prioridade número 1

A Folha do Mate publica neste sábado, 14, a segunda rodada da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Methodus com as intenções de voto para a eleição municipal de Venâncio Aires. A divulgação integra o projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’, criado pela Folha do Mate e Rádio Terra FM para a cobertura das eleições.
Esta rodada da pesquisa também revela quais são as áreas que devem ter prioridade do prefeito eleito no dia 6 de outubro. Para a esmagadora maioria dos eleitores da Capital do Chimarrão, a saúde é a prioridade número 1, com 83% das citações. Na sequência aparecem educação e estradas como as principais demandas. Esses dados mostram aos candidatos a prefeito quais são áreas que o eleitor mais espera por resultados e, antes disso, as propostas que os quatro Prefeituráveis têm para esses setores.

Um novo recomeço

Nesta semana, junto com a equipe do programa Folha 105 – 1ª edição, da Terra FM, estive em Vila Mariante para uma transmissão que recordou a enchente de setembro de 2023 e abordou os desafios para o segundo distrito de Venâncio Aires. A região também foi castigada pela cheia de novembro do ano passado e a mais recente, em maio de 2024, que entrou para a história de todo o Rio Grande do Sul e mudou o destino de muitas famílias, negócios e investimentos públicos.
Apesar das dificuldades e do vazio que registramos em muitas ruas de Mariante, o desejo de uma parcela dos moradores é permanecer residindo e empreendendo na região. É o caso da jovem Taís Souza, que ao lado do filho Bernardo, de 11 anos, e do marido Gabriel, vai reabrir o restaurante da família na próxima segunda-feira, 16. Foi de lá a transmissão ao vivo pelo 105.1 FM e pelo Terra Play, no YouTube.
A nova etapa do estabelecimento, que é conhecido popularmente como casarão, também será marcada por um novo nome. O antigo Restaurante Souza, passa a se chamar Um Novo Recomeço. “A ideia inicial não era voltar devido a tudo que aconteceu, os prejuízos financeiros e o psicológico que foi muito afetado. Perdemos tudo, mas depois de muitos pedidos de amigos e clientes, resolvemos reabrir”, contou Taís.
O nome escolhido para o estabelecimento, que fica às margens do Rio Taquari, não poderia ser mais simbólico. Ele traduz o sentimento de todos que foram atingidos pelas enchentes e que ainda reúnem forças para dar a volta por cima.

Gabriel, Bernardo e Taís: um novo recomeço
Gabriel, Bernardo e Taís: um novo recomeço (Foto: Letícia Wacholz)