A entrega do convite da 16ª Fenachim ao presidente da República, Jair Bolsonaro, gerou uma repercussão enorme nas redes sociais. A polarização ganhou espaço e já adianta o que teremos pela frente neste ano, que é eleitoral.
Muitos comentários tiveram ‘tom’ político. Prova disso é que muitos internautas se concentraram mais em aplaudir ou criticar o presidente ao invés de comentar o momento, que é histórico para a festa e para a cidade.
Independente das preferências políticas, fato é que a autoridade máxima do país recebeu o convite para a maior festa de Venâncio Aires e uma dos maiores eventos do Rio Grande do Sul. Mas acabou sobrando, até mesmo, para a comitiva, o que inclui as soberanas da festa. Lamentável a falta de respeito de muitos.
Ao longo da história da Fenachim, iniciada em 1986, seis presidentes da República já receberam o convite em mãos pelas soberanas da festa, sendo eles: José Sarney, em 1988, para a 2ª Fenachim; Fernando Collor, em 1991, para a 3ª Fenachim; Fernando Henrique Cardoso, em 1998 e 2000, para a 6ª e 7ª Fenachim; Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003 (em Porto Alegre) e 2006, para a 8ª e 9ª Fenachim; Dilma Rousseff, em 2014 (em Caxias do Sul), para a 13ª Fenachim; e agora, Jair Bolsonaro, para a 16ª Fenachim. Até hoje, nenhum visitou a festa. Será que este ano será marcado pela primeira visita? Ele estará no Rio Grande do Sul no dia 6 de maio.
Preparativos para a Festa Evangélica
Integrantes da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Venâncio Aires já estão mobilizados nos preparativos para a 74ª Festa Evangélica, que ocorre neste fim de semana. Além da venda da ação entre amigos, que está sendo intensificada, voluntários já iniciaram a confecção dos pastéis que serão comercializados durante o evento, no Pavilhão São Sebastião Mártir. É o trabalho comunitário que ajuda manter as tradições e reforça os vínculos de amizade.
A expectativa para o evento é grande, depois de não ter sido realizada nos dois últimos anos, por conta da pandemia de Covid-19. Os festeiros desta edição são Iloi e Rosani Breunig Schmidt e Lauri Paulo Meurer e Rosirlei Cristine Hamster.
Vem aí, o Dia das Mães
Após dois anos de muito impacto econômico devido à pandemia de Covid-19, o Dia das Mães é aguardado com otimismo pelo comércio.
A data é considerada a segunda mais importante do ano para os lojistas, atrás apenas do Natal.
Falta pouco mais de uma semana para o Dia das Mães. Neste ano, a data é comemorada no dia 7 de maio. Dá tempo de se organizar, garantir o presente especial, e claro, levar as mamães ao Parque do Chimarrão para prestigiar a programação da 16ª Fenachim.
Dengue
A escalada dos casos de dengue atinge todos os municípios gaúchos. Em Venâncio Aires já são 142 casos positivos. Um boletim divulgado ontem à tarde informa que há três pacientes internados no hospital de Venâncio Aires em função da doença. A situação também afeta o banco de sangue do município, devido aos casos de dengue hemorrágica.
Dengue é assunto sério, que exige atenção de todos. Ontem, Lajeado e Cachoeira do Sul confirmaram óbitos em decorrência da doença.
Orkut
Rede social popular nos anos 2000, o Orkut pode voltar. Isso mesmo! O site orkut.com foi reativado e conforme o programador Orkut Büyükkökten, criador da rede, “estou construindo algo novo. Vejo você em breve”, diz mensagem no site.
Hoje tem sorteio para assinantes da Folha do Mate
Ocorre nesta tarde o segundo sorteio da promoção campanha ‘Exclusivo do Assinante’, da Folha do Mate. Para concorrer, os assinantes do jornal devem preencher os cupons publicados no jornal e entregar na recepção da empresa, na rua Visconde do Rio Branco, 600, até o meio-dia. Serão sorteados vale-compras de R$ 100 e R$ 50, panelas de ferro, frigideiras redondas, frigideiras quadradas e churrasqueira portátil. Quase todos os 36 contemplados no sorteio de março já retiraram seus prêmios.