“A prevenção é uma constante e não pode sair de pauta”. A afirmação é do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, em entrevista à Terra FM, ontem pela manhã, quando avaliava os impactos das chuvas intensas registradas nesta semana.
Um ano após as enchentes históricas que atingiram o Rio Grande do Sul, é inevitável não viver a tensão e o medo dos eventos climáticos extremos. Os especialistas já alertam que os eventos climáticos serão cada vez mais frequentes e exigem dos municípios projetos e obras estratégicas para fortalecer o sistema de prevenção e minimizar, ao máximo, os riscos à população.
Venâncio vem avançando. Exemplos disso são as recentes obras de desassoreamento nas sangas que desembocam no Arroio Castelhano, a limpeza dos bueiros e obras de canalização que ampliaram a capacidade de vazão da água e já garantem resultados. Quem mora no bairro União, por exemplo, já percebeu o impacto destas intervenções ao ‘enfrentar’ o volume de chuvas desta semana.
Durante a entrevista, Jarbas também atualizou informações sobre o Plano Diretor e sobre o Plano de Contingência que trará o passo a passo para as equipes do município agirem em situações de desastre, não apenas climáticos, mas também fatalidades como explosões e tragédias aéreas, por exemplo. Segundo o chefe do Executivo, esses dois documentos nortearão ações e condutas visando a prevenção e o desenvolvimento ordenado e sustentável do município. Para o Plano Diretor, uma comissão está trabalhando em um edital para contratação de empresa ou universidade para atualizar o documento que serve de guia para novas obras no município. Já o Plano de Contingência terá mais de 100 páginas e a previsão é realizar a apresentação à comunidade e equipe de servidores até o fim deste mês. “É um plano completo. O importante é deixar sempre as equipes a postos e estarmos preparados para qualquer situação”, explica.

Produtores rurais seguem mobilizados

Hoje completa um mês que os produtores rurais de Venâncio e região reiniciaram as mobilizações às margens da RSC-287, em Linha Bem Feita. Os agricultores integram o movimento estadual que pede pela securitização das dívidas rurais. “Vamos ficar o tempo que for necessário, até termos respostas do governo”, disse Rogério Palhares, um dos participantes. Nessa semana, o governador Eduardo Leite conversou com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e ficou encaminhado que o Governo Federal deve publicar, nos próximos dias, a criação de um grupo de trabalho voltado à construção de uma solução estruturante para as dívidas do campo. As prorrogações recentemente autorizadas são consideradas insuficientes para a realidade dos produtores. Lideranças gaúchas, entre elas, o próprio governador, defendem a utilização de recursos do Fundo Social do Pré-Sal como alternativa viável para garantir o refinanciamento das dívidas.

Inverno começa amanhã

Marcando o fim do outono, o inverno inicia oficialmente nesta sexta-feira, 20, às 23h42min, no horário de Brasília. A estação mais fria do ano vai se estender até 22 de setembro, quando vai dar lugar a primavera. A mudança de estação ocorre por causa do Solstício de inverno, época do ano que o hemisfério Sul recebe menor incidência solar – fazendo também com que os dias sejam mais reduzidos e as noites um pouco mais longas.

Pavimentação em quatro bairros

A Construtora Giovanella, de Lajeado, venceu a licitação para execução das obras de pavimentação asfáltica em Venâncio Aires. São quadras que integram o Lote 4 do programa Pavimenta Venâncio. O contrato firmado tem valor de R$ 6,1 milhões, viabilizados por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. O pacote contempla a pavimentação de 13 ruas distribuídas em quatro bairros do município:Leopoldina, Cidade Alta, Coronel Brito e Universitário. Após a assinatura da ordem de início, a empresa terá o prazo de 360 dias corridos para concluir todas as etapas previstas no contrato.

Complexo cultural

Nessa semana, a diretoria da Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura de Venâncio Aires (AACemuc) apresentou um projeto para ocupação do terreno de 10 mil metros quadrados ao lado do novo Senai, no bairro Aviação. O objetivo é erguer um complexo educacional e cultural que inclui, entre outros espaços, um anfiteatro com 1,3 mil lugares.

Generosidade com sabor de bergamota

A época é de bergamotas e, neste ano, os pés estão cheinhos de frutas. Dependendo da família, são tantas frutas que não se consegue consumir em tempo de evitar que elas passem do “ponto” de degustá-las. Para evitar o desperdício, além da criatividade nas receitas, uma ótima maneira de dar um destino é doando as frutas para familiares, amigos e, até mesmo, para desconhecidos, como um ato de pura generosidade.
É o que fez a professora Sidônia Felten Fröhlich, moradora do bairro Cidade Alta. Ela deixou sacolas de bergamota à disposição de quem passasse em frente à casa onde reside. Junto às sacolas, um pequeno cartaz deixa o recado para quem se aproxima. “A natureza foi generosa conosco. Fique à vontade para levar”, diz.
Um pomar próprio permite que ela e a família degustem diversas frutas. “Temos bergamota, limão siciliano, acerola, fruta-do-conde, jabuticaba. Costumo fazer suco, geleia e bolos. Na época de colheita, fico sentida ao vê-las produzirem tanto e não conseguirmos consumir tudo. A natureza me motiva a compartilhar tamanha generosidade. Fico feliz por poder contribuir com as pessoas”, contou ela. “A chuva, no momento, dificultou um pouco a colheita, mas assim que der uma trégua, irei distribuir novamente”, garantiu.