Nesta sexta-feira, 4, às 10h30min, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires promove cerimômia de inauguração da Procuradoria Especial da Mulher. A iniciativa é da vereadora Claidir Kerkhoff (Republicanos). A iniciativa, fruto de Projeto de Resolução, foi aprovada por unanimidade no dia 30 de maio.
A Procuradoria terá como principal missão zelar pelos direitos das mulheres, combater a violência e a discriminação de gênero e cooperar com órgãos públicos na implementação de políticas de igualdade. “A criação da Procuradoria da Mulher em Venâncio Aires representa um avanço significativo na representatividade feminina dentro da política e da sociedade. Nosso objetivo é combater as diversas formas de violência, incentivar o empoderamento feminino e garantir que os direitos das mulheres sejam assegurados”, destaca a vereadora.
De acordo com o presidente da Casa, Eduardo Luft (PDT), a nova estrutura contará com uma servidora do quadro jurídico, especialmente designada para realizar os atendimentos, de forma acolhedora e sigilosa. “Teremos uma sala reservada para esse atendimento, com acompanhamento técnico da nossa procuradora jurídica. É, sem dúvida, um dos projetos mais importantes que estamos implementando nesses seis primeiros meses de gestão”, afirmou Luft.

Frio de renguear cusco

A semana é marcada pelo frio intenso no Rio Grande do Sul. Em Venâncio Aires, diversas localidades e bairros registraram temperaturas negativas e o branquinho da geada mudou o cenário nos campos e jardins. No interior, a localidade de Linha 17 de Junho chegou a marcar -2,8ºC, conforme informado pelo site Estações.
Morador de Linha Arroio Grande, Samuel Soares relatou durante interação com a programação da Terra FM que reside há 26 anos na localidade e nessa quarta-feira, 2, foi a primeira vez que a água congelou nos canos. “Não saia nada na torneira”, disse. Moradora de Vila Deodoro, Fabiana Inês Breunig também ficou surpresa com o frio e a intensidade de geada. “Nunca vi geada como essa por aqui”, publicou nas redes sociais. Conforme a meteorologista do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, Maria Angélica Cardoso, essa massa de ar frio – a quarta deste ano- deve seguir até essa sexta-feira. A partir do fim de semana, as temperaturas se elevam.

Cooprova promove encontro sobre cooperativismo

A Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), promove neste sábado, 5, o evento ‘A força da união: cooperativismo como motor de desenvolvimento’. Será a partir das 8h30min, na sede do CTG Chaleira Preta, em Linha Bem Feita, para marcar o Dia do Cooperativismo. Segundo a presidente da Cooprova, Mônica Moraes, a atividade é realizada em parceria e apoio da Sicredi, Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural de Venâncio Aires. Haverá roda de conversa, almoço e gincana entre os participantes. Além da Cooprova, são esperados integrantes de cooperativas de produtores de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Passo do Sobrado, além de cooperativas escolares.

Prorrogadas inscrições para o Baile de Debutantes do Leituras

O Clube de Leituras de Venâncio Aires prorrogou até o dia 10 de julho as inscrições para adolescentes interessadas em participar do Baile de Debutantes. Em 2025, o evento será dia 6 de setembro e tem como tema ‘Florescer em um jardim de sonhos’. Para se inscrever, não é preciso ser filha de associado do Clube e podem participar jovens de 14 a 16 anos completos até a data do baile. Para mais informações e inscrições, é preciso contatar a secretaria do Leituras pelos contatos 3741-1680 ou 98633-0836. A participação no baile compreende diversas atividades, como oficinas de etiqueta, passarela, oratória, saúde e bem-estar, ação social, festa de férias e os ensaios para a grande noite. O Baile de Debutantes 2025 terá animação da Banda Vip Show, de Porto Alegre, e do DJ Fabrício Batista, de Santa Cruz do Sul.

Audiência sobre a COP do Tabaco

Atendendo pedido da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e por iniciativa conjunta dos deputados federais Heitor Schuch (PSB/RS) e Rafael Pezenti (MDB/SC), a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realiza no próxima quarta-feira, 9, às 14h30min, audiência pública para discutir os impactos da 11ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. O evento será realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A COP11, chancelada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem gerado grande preocupação entre os produtores brasileiros, diante da possibilidade de decisões que afetem toda a cadeia produtiva do tabaco. Para o deputado Schuch, o momento exige diálogo e construção de propostas equilibradas. “Não podemos permitir que decisões internacionais comprometam o sustento de milhares de famílias agricultoras sem que o Brasil se posicione de forma clara e responsável”, defendeu.
A COP 11 está agendada para ocorrer de 17 a 22 de novembro de 2025. Na sequência, ocorrerá a 4ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco. A MOP 4 (sigla em inglês) será realizada de 24 a 26 de novembro de 2025. Os dois eventos irão reunir representantes dos países-partes que ratificaram o tratado e o protocolo, entre eles, o Brasil.

Anote aí

•Neste sábado, às 11h, ocorre a entrega oficial da obra de capeamento asfáltico da Rua Sete de Setembro. A cerimônia de inauguração será realizada logo após o cruzamento com a Silveira Martins.

•O município de Roca Sales, no Vale do Taquari, planeja construir uma réplica da Arca de Noé. O movimento acompanha o impulso dado ao turismo religioso a partir da inauguração da estátua do Cristo Protetor, em Encantado.