“Queremos segurança para os nossos filhos”

Como evitar ataques em escolas do país? A pergunta está no centro dos debates desde a última semana. O assunto tem preocupado famílias e vem exigindo ação de autoridades. O governador de Santa Catarina anunciou ontem que, em até 60 dias, todas as escolas estaduais terão ao menos um policial armado. A decisão foi tomada após o ataque em uma escola infantil de Blumenau, que matou quatro crianças.
Em Venâncio, o caso em Blumenau também foi o ‘estopim’ para escolas públicas e privadas realizarem reuniões com o intuito de ampliar medidas de segurança. O cenário de preocupação mobilizou pais e mães de estudantes de Venâncio Aires que lideraram um protesto ontem à noite, na Câmara de Vereadores.

A empregada doméstica Juliana Oliveira da Luz, 29 anos, mãe de dois alunos matriculados em escolas da rede municipal de Venâncio Aires – um com 6 e outro com 13 anos – foi uma das organizadoras da manifestação. “Queremos segurança para os nossos filhos. O problema existe e não podemos deixar chegar aqui. Precisamos prevenir”, resumiu.
Segundo ela, a violência sempre existiu, mas nos últimos tempos a situação tem ficado cada vez mais preocupante. “Eu realmente não sei o que está acontecendo com a humanidade, é alarmante, é desesperador”, disse ela.

Botão de pânico

No fim da tarde de ontem, pouco antes da sessão ordinária semanal do Legislativo, o vereador Diego Wolschick protocolou indicação ao Executivo Municipal para implantação do botão de pânico nas escolas municipais e conveniadas, por meio de aplicativo. Segundo o vereador, a proposta tem o objetivo de ampliar a segurança das instituições. Com o botão, qualquer professor ou funcionário poderá acionar de maneira mais rápida e efetiva os órgãos de segurança pública.

O áudio que espalhou medo

Na noite de domingo, em plena Páscoa, um áudio começou a circular em grupos de WhatsApp e espalhou medo e preocupação para muitas famílias venâncio-airenses. Depois de uma semana que ficou marcada por uma chacina que tirou a vida de quatro crianças, um áudio falso fez com que muitos pais não levassem seus filhos para a escola nesta segunda-feira, 10. A informação falsa mobilizou o delegado Vinícius Lourenço de Assunção que recorreu aos veículos de comunicação tradicionais da cidade para frear uma onda de desinformação e esclarecer que o ‘tal Vinicius’ citado no áudio não era ele e que não há informações sobre ameaças de ataques em escolas do município, como citado no áudio.
A gravação gerou pânico em toda a cidade, principalmente aos pais e mães que diariamente levam seus filhos à escola. Agora, a Polícia trabalha para identificar o autor da mensagem.
Qualquer informação sobre ameaça ou suspeita de ataques e atos de violência deve ser repassada aos órgãos de segurança. Fora isso, as plataformas digitais devem ser usadas com responsabilidade. Mesmo que seja aquele velho “ouvi dizer”, não se pode disseminar uma informação que não foi confirmada e verificada.

Venâncio no relatório de 100 dias do Governo Leite

A inauguração da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir, no mês de janeiro, é um dos destaques da revista que resume as ações dos primeiros 100 dias do governo Eduardo Leite. Segundo o relatório divulgado ontem, de 1° de janeiro a 1° de abril, 30 municípios foram visitados, contemplando todas as regiões do estado.
A Capital do Chimarrão também é citada em um tópico que aborda a autorização do Estado para antecipar as obras de duplicação da RSC-287. As obras estão previstas para começarem em junho. O trecho que será duplicado tem 30 quilômetros e fica entre os municípios de Venâncio e Santa Cruz.

24ª Feira do Livro será em agosto

A 24ª Feira Municipal do Livro de Venâncio Aires vai ocorrer de 24 a 27 de agosto, no Parque Municipal do Chimarrão. O evento literário deste ano terá como tema ‘Ler transforma’.
A comissão organizadora, que é formada por representantes do Sesc e Prefeitura, definiu temas e datas em uma reunião realizada na manhã de ontem.
O patrono da feira deve ser divulgado no mês que vem. Segundo informado pelos organizadores, alguns nomes foram indicados e agora começam os contatos para verificar disponibilidade de agendas.
Durante a programação da Feira do Livro vai acontecer a 12ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi) e a 2ª Olimpíada Municipal de Robótica (Orva).

Além do Outubro Rosa

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires divulgou uma lista de campanhas preventivas contra o câncer. Segundo a entidade, é comum campanhas que vinculam uma cor ao mês para conscientização. Com relação ao câncer, há as seguintes campanhas:

Fevereiro Laranja – Leucemia
Março Vermelho – Câncer de rim
Março Azul Marinho – Câncer colorretal
Maio Cinza – Câncer de cérebro
Maio Vermelho – Câncer bucal
Julho Verde – Câncer de cabeça e pescoço
Agosto Verde-Claro – Linfoma
Outubro Rosa – Câncer de mama
Novembro Azul – Câncer de próstata
Dezembro laranja – Câncer de pele



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido