Equipe da Folha do Mate finaliza, nos próximos dias, a produção da 11ª edição da revista Perfil Socioeconômico. A publicação anual da Folha do Mate, com foco nas potencialidades de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado, terá 72 páginas e o foco editorial desta edição é a inovação industrial.
O lançamento da revista está agendado para o dia 20 de novembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Neste ano, o evento ocorrerá em um novo formato. Pela primeira vez, a solenidade iniciará pela manhã, às 10h45min e finaliza com um almoço para autoridades da microrregião e empresários.
No evento também serão entregues para empresas de Venâncio Aires, os troféus ‘Valor Empresarial’ e ‘Destaque Comércio’. As premiações são uma realização da Administração Municipal e do jornal Folha do Mate, com apoio da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva).
Falta de troco no comércio
Nesta semana, vi mais uma loja do comércio local solicitado auxílio da comunidade na troca de moedas. Há bastante tempo o comércio vem se queixando da falta de moedas em circulação e, consequentemente, a dificuldade no troco. O estacionamento rotativo é considerado pelos lojistas o principal motivo para o ‘sumiço’ de moedas.
Samu com aplicativo
Foi lançado, nesta semana, o aplicativo Chamar 192. O aplicativo é a nova opção da população gaúcha para chamar uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Nele, os cidadãos podem fazer um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho. Ao fazer a ligação por meio do aplicativo, o médico regulador terá acesso antecipado a informações básicas e a localização por GPS, agilizando o processo de regulação e a chegada da ambulância.
Este é um belo exemplo do quanto a tecnologia pode ser usada para facilitar e melhorar serviços. Neste caso, além de ajudar a inibir trotes, vai auxiliar o motorista a localizar mais rapidamente o local. Sabe-se o quanto é difícil localizar determinados endereços e o quanto se perde tempo, muitas vezes, com a falta de precisão do local, ainda mais quando o endereço é informado por alguém que não mora no local.
Caminhódromo
Gabinete da Primeira-dama lidera, neste sábado pela manhã, uma ação de plantio de flores no caminhódromo do Acesso Dona Leopoldina.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), Renato Gollmann, nos próximos dias, com o tempo colaborando, será possível finalizar a primeira etapa da obra, o que inclui os cordões e arremates no piso.
Paresp
ONG Parceiros da Esperança (Paresp) comemora na segunda-feira, 11, 14 anos de trabalho à comunidade. Desfile de moda, escolha da Garota Paresp e bolo festivo integram as festividades.
Menino Gean
Se recupera bem o menino Gean Benno Bohn, de 2 anos. Na quinta-feira, 7, ele foi submetido ao transplante de medula. Os pais, Gabrielle Borba Gonçalves e Gelson Fabiano Bohn, compartilharam com a reportagem da Folha uma foto com ele, após o procedimento.
Segundo a mãe do menino, a transfusão durou em torno de 40 minutos e foi feita sem nenhuma intercorrência “Agora é esperar a ‘pega da medula’, que é quando ela começa a funcionar no novo corpo”, explica a mãe.
Gean tem leucemia há mais de um ano e está internado no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, desde o fim de outubro.