Durante participação no programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM, o prefeito Jarbas da Rosa informou, ontem, que as obras de repavimentação nas ruas que receberam obras de esgoto sanitário devem ser finalizadas até o fim deste ano.
Segundo o chefe do Executivo, a Encosan, responsável pelas obras, se comprometeu em antecipar o término dos trabalhos.
De acordo com a empresa, a pandemia gerou um atraso que não estava previsto no cronograma. A partir da reformulação dos prazos, a expectativa é de que toda a rede ficasse pronta e as ruas abertas fossem repavimentadas em 2022.
No entanto, conforme informado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a pedido do Executivo, as equipes estão agilizando as obras e com as condições climáticas favoráveis, o cronograma deve ser finalizado ainda em dezembro. Conforme a Administração, cerca de 30 trechos ainda precisam de repavimentação.
Ontem, os trabalhos de repavimentação ocorreram na rótula localizada no entroncamento das ruas Armando Ruschel e Júlio de Castilhos, local de inclusive foi motivo de ‘meme’ na internet, na última semana, em função dos buracos que ficaram em maior evidência, após uma sequência de dias chuvosos.
Programa Verde é Vida recebe homenagem pelos 30 anos
O Verde é Vida, programa permanente de ação socioambiental e educação rural mantido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em parceria com escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi homenageado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires na sessão realizada na segunda-feira, 30 de agosto. A proponente foi a vereadora Sandra Wagner (PSB), com o objetivo de parabenizar e marcar os 30 anos de atividades ininterruptas do Verde é Vida.
Ao agradecer pela homenagem, o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, destacou que “a sociedade precisa buscar a mudança de hábitos em relação ao meio ambiente. São necessárias ações individuais e coletivas que só vão tomar força se tivermos pessoas conscientes.”
Além de Dornelles, participaram da homenagem o coordenador-geral do Verde é Vida, Adalberto Sidnei Huve; o conselheiro da entidade, Ornélio Sausen; o gerente da filial da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci; e o coordenador regional do Verde é Vida, Luís Carlos da Silva.
Expointer
Nesta semana, depois de mais de um ano, o governador do Estado, Eduardo Leite, voltou a receber presencialmente, no Palácio Piratini, comitivas de diferentes regiões. O prefeito Jarbas da Rosa também esteve por lá acompanhando a comitiva que levou ao governador o convite para conhecer o Espaço do Chimarródromo, onde ficará a Escola do Chimarrão durante a Expointer. A feira inicia no sábado, 4 e segue até dia 12 de setembro. O convite foi feito também pelo presidente do Ibramate, Alberto Tomalero, e pelo prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi.
Jarbas aproveitou a agenda na capital e falou com o governador sobre a pavimentação da estrada de Linha Sapé. A expectativa, conforme o prefeito de Venâncio Aires, é inaugurar a obra até março de 2022. “Inclusive já fiz um pré-convite para o governador vir inaugurar esse trecho pavimentado”, disse o prefeito.
Mulher
Uma portaria atualizando a composição do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher marca o reinício das atividades do grupo em Venâncio Aires. Os novos integrantes estiveram reunidos na tarde de ontem, quando também elegeram a vice-prefeita Izaura Landim para presidir o conselho, ao lado da capitão Michele Vargas, que assume como vice-presidente. As atividades do conselho estiveram paralisadas durante o agravamento da pandemia do coronavírus. O grupo se reestrutura e reorganiza as atividades, prevendo para o dia 15 um encontro já para definir ações para marcar o Outubro Rosa.
Covid
Venâncio Aires confirmou, ontem, 12 novos casos de Covid (todos por teste antígeno). Com isso, o município chegou a 10.278 infectados, dos quais 10.112 são considerados recuperados.
Conforme atualização do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e Vigilância Epidemiológica, duas pessoas estão internadas no setor Covid e nenhuma na UTI. Além disso, 31 se recuperam em casa e oito pacientes aguardam resultado de exames. Até o momento, 133 pessoas morreram devido à Covid-19 em Venâncio.