Na edição de hoje, a Folha do Mate circula com o caderno jovem Na Pilha!, que aborda a saúde mental dos adolescentes. Em meio à pressão familiar e social, às dúvidas sobre o futuro e um mundo que tem como espelho a “vida perfeita” das redes sociais, muitos jovens têm sofrido com ansiedade e outros problemas de saúde mental.
Entrevistado para a matéria, o professor de Psicologia da Unisc, Eduardo Steindorf Saraiva, ressaltou o quanto as famílias precisam estar próximas dos adolescentes, assim como amigos, profissionais da saúde e educação. Segundo ele, dificilmente os jovens darão sinais genéricos, mas as alterações de comportamento alimentar, o isolamento e o excesso de uso de tecnologias devem chamar a atenção. “Adolescentes precisam ser ouvidos, acolhidos, dentro de diversos âmbitos sociais.”
O Na Pilha! de hoje tem como público-alvo os adolescentes, mas é também um convite para que pais, professores e demais adultos olhem com carinho para esses jovens e busquem auxiliá-los.
Tradição
No domingo, 28, estive na Comunidade Católica Santa Catarina, de Linha Brasil, onde participei da quermesse que marcou os 50 anos da Haas Madeiras.
As comunidades do interior, como sempre, são muito acolhedoras e mantêm vivas as tradições de integrar e divertir os visitantes. Missa, mateada com a Escola do Chimarrão, ótima gastronomia (provei e aprovei a salada de bucho) foram alguns destaques da programação.
Logo após o almoço, foi a vez da reunião dançante. Na hora do arrasta-pé, o palco foi das bandas Doce Desejo e Musical Novo Encontro, mas quem também teve participação fundamental no bailinho foi André Wickert, membro ativo da comunidade, que foi o responsável por espalhar a farinha no chão e ajudar os dançarinos a ‘deslizarem’ pela pista.
Emei Vô Ismael
Bairro Xangrilá começa a ter um movimento extra a partir desta semana, com a inauguração da Emei Vô Ismael. A maior escola de educação infantil com turno integral de Venâncio inicia com 68 alunos, mas terá capacidade para 193 crianças.
Mate curto…
- Dia 8 de junho é feriado de Corpus Christi. Em Venâncio Aires, uma missa está programada para às 8h30min, na Igreja Matriz, seguida de procissão.
- Para quem ainda não declarou o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, o prazo se encerra nesta quarta-feira, 31. Em Venâncio Aires, 12.286 já declararam e a expectativa da Receita Federal é de 13.015 declarações.
Mais Médicos
Encerram nesta quarta-feira, 31, as inscrições para o Programa Mais Médicos, com prioridade para brasileiros formados no país. Para o Rio Grande do Sul, há 541 vagas, das quais duas são para Venâncio Aires. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, serão profissionais para atenção básica, em alguma Unidade Básica de Saúde.
Museu
Até a próxima segunda-feira, 5 de junho, o Museu de Venâncio Aires estará fechado para visitação. Estão sendo organizadas novas exposições, entre elas, “Dez Anos para um Acordo Farrapo”, novos itens na sala de colecionismo e também o retorno do Cineminha do Museu. A partir da reabertura, as visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Os agendamentos para visitas podem ser feitos pelo telefone 3741-7513 ou pelo WhatsApp (51) 99711-4512.