Segurança interna e externa da Peva em debate

A cena de guerra registrada na madrugada de domingo, 23, na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires deixou a comunidade de Vila Estância Nova assustada.
A ação ‘pesada’ e ousada dos criminosos – que tentaram resgatar um apenado – trouxe à tona uma nova discussão sobre a segurança interna e externa da Penitenciária.
A repercussão também já levanta debates políticos nas redes sociais, muitos deles recordando o período de construção e instalação da penitenciária, que funciona em regime fechado.
A capitão da Brigada Militar de Venâncio Aires, Michele da Silva Vargas, também se manifestou após a ação e defende reforço de efetivo e armamento. “A importância que deve ser dada a municípios do interior que abrigam Penitenciárias deve ser repensada”, escreveu em rede social.

Colheita da Erva-Mate e a Fenachim em maio de 2022

O governador Eduardo Leite e o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, participaram, ontem, em Ilópolis, da primeira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate. O evento estadual, com participações restritas em função da Covid-19, contou com um ato simbólico de colheita, em um erval de uma propriedade familiar do município. A festa da colheita da erva-mate integra, desde 2019, o calendário oficial do Estado, a partir da lei de autoria dos deputados estaduais Elton Weber e Vilmar Zanchin, do deputado federal Ronaldo Santini, atual secretário de Turismo, e dos ex-deputados Juliano Roso e Missionário Volnei.
O evento ocorrerá anualmente, de forma itinerante nos polos regionais, o que inclui o Vale do Taquari. Pelo rodízio estabelecido, Venâncio Aires receberá o evento da colheita em maio do próximo ano. E, se a pandemia permitir, também em maio de 2022 será realizada a 16ª Festa Nacional do Chimarrão. Uma oportunidade ímpar de realizar a Festa da Colheita da Erva-Mate na Capital do Chimarrão durante a programação da festa que evidencia o chimarrão.

Foto: Divulgação

Sem data prevista para o concurso público da Prefeitura de Venâncio

A aplicação das provas do concurso público da Prefeitura de Venâncio Aires vem sendo adiada desde o ano passado, em função da pandemia. A última data divulgada foi 18 de abril, mas que também precisou ser cancelada em função da Covid-19.
Conforme a assessora da Secretaria Municipal de Administração, Mara da Silva, o Município vai aguardar o início de junho para reavaliar a situação da pandemia e então definir uma atualização no cronograma de execução do concurso. Mais de 12,6 mil inscrições foram homologadas. O certame, organizado pela empresa Objetiva, tem 57 vagas para diferentes cargos.
O último concurso realizado pela Prefeitura de Venâncio foi anunciado em 2016 e a realização da prova ocorreu em janeiro de 2017. Em função da demanda por novos servidores, contratações emergenciais vêm ocorrendo.

Conselho de Trânsito de Venâncio

Para os próximos dias está previsto um encontro entre membros da Administração Municipal e proprietários das empresas de transporte de Venâncio Aires. Na reunião também estarão presentes outros representantes locais, tanto do setor público, quanto da iniciativa privada, para a reativação do Conselho Municipal de Trânsito.

Orgulho estampado na revista

Hoje, Dia da Indústria, compartilho com os leitores o orgulho de quem faz a indústria acontecer todos os dias: os funcionários. Assinante da Folha do Mate, Dari Dreissig dividiu com a redação da Folha do Mate a alegria de ter sido entrevistado para a última edição da revista da Alliance One, publicação que é dirigida a todos os funcionários da empresa.
Dari atua há 20 safras na unidade de Venâncio Aires. Na entrevista, que ocupou duas páginas da revista, ele conta que sua história na empresa começou como removedor interno e anos depois surgiu o convite para trabalhar na área de Blend. “A Alliance hoje é minha segunda família, a gente passa muito tempo aqui com os colegas, desde a recepção, vigilante, safrista, até no setor de trabalho, chamando pelo nome gerentes, supervisores, mecânicos, terceirizados. Aqui tenho amizade de ponta a ponta”, relatou na entrevista.
Dari também falou da paixão e amizade com as emissoras de rádio. Anos atrás ele escrevia cartas e levava pessoalmente às rádios da cidade para mandar um “alô” aos colegas. Os recados seguem até hoje, agora enviados pelas redes sociais, com direito a áudios pelo WhatsApp.
Entre as emissoras que Dari interage semanalmente está a Rádio Terra FM, inclusive ele participou da programação da emissora no último fim de semana, quando esteve ao vivo no novo estúdio da rádio.
A publicação da Alliance também traz outros moradores de Venâncio Aires em destaque. Na capa e contracapa, destaque para a Lia Mallmann e Diego Storch, que são técnicos de segurança do trabalho.

 

 



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido