O município de Venâncio Aires comemora, nesta semana, 132 anos de emancipação. Para marcar o aniversário, uma ampla programação de eventos, lançamentos e inaugurações foi organizada. Na quinta-feira, 11, data do aniversário, às 10h, ocorrerá a inauguração do monumento em reconhecimento à Brígida Joaquina do Nascimento, pelos 159 anos da escritura de doação do terreno para a construção de uma capela onde hoje fica a Igreja São Sebastião Mártir. Foi essa doação que deu início à formação do município.
O memorial, que ficará em frente à igreja matriz, é uma iniciativa do Centro Luso-Açoriano com o apoio do Rotary Club Venâncio Aires.
Também na quinta-feira, o Clube de Leituras abre as portas para a sessão solene da Câmara de Vereadores. No dia do aniversário do município, 16 pessoas serão homenageadas com o título de Cidadão de Venâncio Aires.
Também nesta semana, na sexta-feira, 12, ocorre o 20º Encontro da Mulher Rural, em Linha Tangerinas, e a inauguração da pavimentação da ERS-422, em Vila Deodoro, em frente ao Comercial Schulz. No mesmo dia, às 18h, ocorrerá um Sarau Cultural e o lançamento do concurso que vai eleger as novas soberanas da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim). No fim de semana, um dos eventos mais tradicionais e antigos do calendário do município movimenta o Parque Municipal do Chimarrão. É o 55º Rodeio Crioulo do CTG Erva-Mate.
História registrada
Há mais de 50 anos, a Folha do Mate registra a história de Venâncio Aires e região, o que torna o acervo do jornal uma das fontes mais ricas de informação e pesquisa sobre a Capital do Chimarrão.
Este trabalho é destaque na exposição ‘Clube de Leituras: a história da cultura que precede Venâncio’, que conta com reportagens que foram publicadas na Folha do Mate. Entre peças antigas e documentos expostos, está um agradecimento ao jornal, que registrou os principais eventos e iniciativas do Clube nas últimas décadas.
A exposição é comemorativa ao aniversário do Clube de Leituras, que no dia 30 de abril completou 136 anos. A mostra segue até essa quinta-feira, 11, data de aniversário do município, e pode ser conferida
das 14h às 21h.
Jornalismo na Terra FM
A Rádio Terra FM prepara várias novidades na programação da 105.1 FM para esse mês de maio. Antecipando as mudanças, a partir desta semana, o programa Terra em Uma Hora, apresentado por Carlos Roberto de Oliveira, vai contar com uma estreia na bancada.
A jornalista Cassiane Rodrigues vai se juntar ao time de repórteres da Folha que participa do programa. A participação dela ocorrerá nas quartas-feiras. Nas segundas-feiras participa a jornalista Taís Fortes, nas terças é a vez de Carlos Dickow, nas quintas é Débora Kist e na sextas-feiras participa a repórter Luana Schweikart. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h. Além do dial 105.1, o programa pode ser acompanhado em vídeo, ao vivo pelo canal Terra Play, no YouTube e também pelo Facebook.
Vamos ajudar a Liga?
A vovó mais querida do rádio, a Gegê, visitou a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires para conferir os lindos modelos de guarda-chuvas personalizados que estão sendo comercializados pela entidade. Todo lucro da venda é revertido para a Liga, que auxilia em torno de 200 pacientes em tratamento contra o câncer.
São dois modelos disponíveis, nas cores azul-marinho e rosa pink. Conforme a voluntária Jalila Bohm Heinemann, as pessoas interessadas podem fazer a encomenda diretamente na seda da Liga (rua Tiradentes, 686 – sala 22 do Edifício Tiradentes) ou com uma das integrantes. Os interessados também podem entrar em contato com a entidade pelas redes sociais. “Trabalhamos com a pré-venda. A pessoa paga primeiro e a entidade faz o pedido. O valor da unidade é R$ 65”, explica Jalila.
Fala, leitor!
Morador de Venâncio Aires entra em contato com a redação da Folha do Mate para lamentar as condições da RSC-453. Segundo ele, que trabalha em Lajeado, após as chuvas da última semana, há buracos e até crateras por toda extensão da rodovia. “A parte nova possui alguns buracos e a velha está uma vergonha. A Polícia Rodoviária chegou a reduzir a passagem em frente ao batalhão por conta do buraco gigante que tem bem em frente”, relatou.